Business Plan para fechar negócios
Por Rodrigo Malfitani
Fazer um business plan hoje em dia é quase que uma obrigação. Condição sine qua non para planejar a abertura de um novo negócio. Planilhas, estudos, cases, análises, projeções, gráficos, taxas, percentual de crescimento de vendas, ROI… Seja por oportunidade, intuição ou por desejo, qualquer empreendedor, só pensa no sucesso e no desenvolvimento do seu negócio. Ninguém abre um negócio pensando em fechá-lo. Mas qual o custo de saída de um negócio?
Qual o custo de rescisão de uma equipe inteira? Multas contratuais? Impostos? Aluguéis? Quanto custa desmobilizar um restaurante inteiro? O que fazer com todos os equipamentos? Quais os procedimentos legais, contábeis e fiscais para o encerramento de uma empresa? Quanto tempo leva isso? Num país em que os governos mais atrapalham do que ajudam, onde há mais muros do que trampolins, é hora de começar a fazer essa conta.
Em um mercado com alta taxa de mortalidade como o de Bares & Restaurantes (estima-se que 80% fechem em até 2 anos), com poucas barreiras de entrada e altamente competitivo, essa crise talvez tenha nos ensinado algo. Que chegou a hora de repensar a forma como fazemos e investimos em nossos negócios.
Via de regra, não há caixa reservado ou sequer um mínimo de planejamento para esse processo! A crise mundial da Covid-19 levou muitos Bares & Restaurante à falência. Difícil sobreviver por um período tão longo sem receitas. Não dá pra sair imune de uma fase assim.
O mercado de Food Service é muito pulverizado e dominado por pequenos empreendedores. Só a pequena ponta da pirâmide é formada por grandes grupos, mais robustos e capitalizados. Esses talvez consigam tirar de um empreendimento e colocar em outro, mas a grande maioria possui apenas um, dois ou no máximo três negócios. Esses últimos são empreendedores individuais ou de pequenas redes ou grupos, provavelmente esses que ficarão no meio do caminho.
É preciso preparar melhor os novos empresários e empreendedores. Um setor que ainda atrai tantos investidores, precisa aumentar suas barreiras de entrada.
Justamente para mudar esse cenário de tanta mortalidade é fundamental maior preparo, melhor gestão, menos emoção e mais razão, menos sonhos e mais realizações.
Gerir Bares & Restaurantes é uma tarefa árdua, difícil e complexa. Não é para amadores. E essa “seleção natural” é feita pelo próprio mercado em grande parte, pela falta de conhecimento do assunto, falta de preparo e falta de gestão dos negócios.
Não basta servir aquela receita deliciosa de lasanha que sua avó fazia aos domingos e todos adoravam. Não basta achar que os amigos que foram em peso na inauguração curtir o “boca livre” voltarão toda semana. Não basta achar que só um projeto arquitetônico maravilhoso será suficiente para atrair clientes. Está na hora de deixar o lúdico de lado e apostar no real!
Bares & Restaurantes são um negócio fadado ao fracasso! Pasmem! Você se planeja, faz tudo certo, contrata as melhores pessoas, faz o melhor business plan e, ainda assim, por um único detalhe, tudo pode ruir e ir por água abaixo. Um mercado sem regras, sem receita ou cartilha de sucesso. E quando há um empreendedor despreparado por trás, o risco aumenta exponencialmente.
É preciso se preparar melhor, planejar mais, conhecer o mercado, pesquisar, inovar, gerir estoques, descobrir que restaurante não dão tanto dinheiro como imaginam, controlar os custos que são altíssimos e os mais variados possíveis, gerir pessoas, pensar por quanto tempo queremos ter esse negócio, entender e operar os mais diversos formatos e modelos de negócio* para gerar receita…
(*Nesse cenário de pandemia, os empresários estão aprendendo a duras penas que não se ganha dinheiro vendendo apenas chopp e pastel na mesa para os clientes. Delivery, take away, catering, eventos, produtos ready to cook ou ready to eat, grab & go, cestas de produtos… tudo isso entrou no jogo de uma hora para a outra.)
Empreender no Brasil é quase uma devoção de vida! O melhor preparo dos empreendedores do futuro, pode e deve contribuir para a redução dessa alta taxa de mortalidade. Isso deixa o mercado mais robusto, maior, melhor e mais preparado. Os clientes saem ganhando com isso!
É preciso abrir negócios que não fechem mais! Ou pelo menos não tão rápido. Que essa crise de fato nos ensine que esse mercado precisa de menos aventureiros e mais empreendedores conscientes (e consistentes!) para fazer gestão de verdade! Pois precisamos de mais Bares & Restaurantes abertos para voltar a conviver no nosso antigo normal, e não nesse distante e novo normal.
#VamosJuntos