6 dicas essenciais para você montar o seu cardápio de lanchonete
Você sabia que um cardápio de lanchonete pensado de forma estratégica e bem montado ajuda bastante no aumento das vendas? Além disso, ele pode ser uma das melhores oportunidades para conquistar os clientes adeptos da alimentação fora do lar e uma ótima solução para adaptar o seu negócio em tempos de crise. A ideia é que o cardápio consiga passar a imagem que você quer do seu estabelecimento da melhor maneira possível.
Por isso, neste post mostraremos 7 dicas muito simples, mas poderosas para você montar o seu cardápio de lanchonete e obter mais sucesso com isso. Continue a leitura e confira!
1. Pense em um cardápio baseado nos clientes
Na hora de montar um cardápio para a sua lanchonete, pare e reflita sobre qual é o seu objetivo com o estabelecimento, sempre considerando a localização e o público-alvo, ou seja, principalmente aqueles clientes mais fiéis que sempre vão ao seu negócio.
Somente a partir disso, você poderá perceber qual o melhor caminho a seguir. Isso significa ponderar se você oferecerá lanches mais elaborados ou venderá os mais simples e tradicionais mesmo. Vale lembrar que, obviamente, essa escolha também influenciará nos preços e pode mudar toda a dinâmica da sua lanchonete.
2. Ofereça sortimento
Podem pensar que no caso de um pequeno negócio que comete o erro de ter poucas opções de salgados e bebidas para vender, nem precisa se preocupar em elaborar e definir um cardápio. Porém, ao mesmo tempo, estamos falando de um estabelecimento que não vai vender muito também.
Uma maneira interessante e eficaz de montar um cardápio de lanchonete é dar prioridade ao sortimento, por exemplo, com a oferta de pão de queijo, coxinha, empada, quibe, esfirras, minipizzas, integrais e etc. O ideal é ter salgados de vários sabores e que atendam a todos os gostos, preferências e restrições.
3. Faça uma boa descrição dos produtos
A verdade é que, assim como a boa e velha estufa, o cardápio de lanchonete também funciona como uma eficiente vitrine. Então, mesmo que o seu estabelecimento seja simples, faça descrições bem elaboradas e irresistíveis dos produtos.
Além de aguçar mais o paladar dos clientes, preocupar-se com esse detalhe contribui para agilizar bastante o seu atendimento, afinal, os consumidores não ficarão perguntando a todo instante sobre as características de cada tipo de lanche. Por exemplo, se você vende um pão de queijo diferenciado, com muito mais queijo do que os da concorrência, faça questão de informar isso na descrição desse item.
4. Coloque imagens de qualidade
Pense em montar um cardápio com um visual bonito e feito com um bom material. Você já deve ter ouvido falar que as pessoas começam a comer com os olhos, não é mesmo? Se você compra seus produtos de uma indústria, você provavelmente conseguirá facilmente várias imagens ou pode fazer as suas próprias fotos com o celular. Essas fotos podem ser convertidas em mais vendas e, certamente trará resultados para o seu negócio.
5. Dê destaque para todas as ofertas
O destaque para os combos de ofertas não pode faltar em um cardápio de lanchonete. Para chamar bastante a atenção dos consumidores, uma boa dica é posicionar as melhores promoções no topo do cardápio, em destaque.
A maioria dos estabelecimentos costuma usar a estratégia de incluir suas mercadorias mais lucrativas no alto de uma determinada seção do cardápio. Caso você perceba que grande parte dos pedidos realmente vem dessa parte, então faz mais sentido mesmo posicionar os seus lanches mais rentáveis nesse espaço, já que é ali que as pessoas concentrarão os olhares e a atenção.
6. Mantenha o cardápio sempre atualizado
É muito decepcionante chegar em uma lanchonete com fome, escolher o que você quer comer e receber a informação de que o que você escolheu não vende mais. A primeira pergunta que vem à cabeça é: então por que esse lanche ainda está no cardápio?
É preciso ter em mente que esse é um dos problemas dos cardápios impressos, por isso deve se manter uma gestão de estoque eficiente e escolher com cuidado e atenção todos os itens do seu sortimento. A reimpressão do cardápio por causa de atualizações muitas vezes não é feita e ele acaba ficando totalmente desatualizado.
No entanto, lembre-se de que a atualização de um cardápio não envolve apenas mudanças de opções de lanches e de preços, mas melhorias simples como a disposição dos salgados que devem estar mais em foco que podem gerar mais venda.
Isso significa incluir as novidades e tendências de mercado, retirar os itens que não têm mais tanta saída, tornando-o cada vez mais enxuto e com a maior rentabilidade possível. Por exemplo, se você vende pelo WhatsApp ou realiza entregas, não deixe de informar isso no rodapé de seu cardápio!
Por fim, o impacto dessa poderosa ferramenta de vendas que é o cardápio de lanchonete pode ser muito maior do que você imagina. Se você ainda não dá a devida atenção para isso e tem o objetivo de aumentar suas vendas, comece a pensar nisso já. Certamente, depois que montar um bom cardápio, você vai se surpreender com os resultados.
Se você gostou deste post com as melhores dicas sobre como montar um cardápio de lanchonete e quer receber as atualizações de nosso blog em primeira mão, siga-nos agora mesmo em nossos perfis no Facebook e Instagram.