Como começar um novo negócio? Veja dicas para se sair bem no segmento food service!
Começar um novo negócio da forma correta aumenta as chances de a empresa dar certo, sobreviver a longo prazo, fazer com que cresça mais rapidamente e seja capaz de alcançar boas vendas logo no início de seu funcionamento. Isso é bastante importante, principalmente, em momentos de crise (como a pós-pandemia da COVID-19), já que é necessário ter ainda mais cuidado em como você investe o dinheiro.
Está pensando em ter seu próprio negócio e quer ter a certeza de que ele dará certo? Então leia o conteúdo para conhecer as melhores dicas para iniciar uma nova empresa com sucesso e algumas áreas promissoras. Confira!
Como começar um novo negócio?
Saiba que as dicas a seguir poderão ser aplicadas em negócios de qualquer ramo. Entenda-as, a seguir.
Conheça o seu perfil
Primeiro, analise o seu próprio perfil para saber se você tem as características necessárias para ser um empreendedor de sucesso. O ideal é que você possua ou desenvolva as qualidades de um intraempreendedor, que são competências pessoais como:
- empatia;
- liderança;
- resiliência;
- criatividade;
- proatividade;
- trabalho em equipe;
- habilidade de negociar;
- boa capacidade de transmitir e interpretar ideias.
Essas habilidades são essenciais para que você consiga conduzir a gestão do seu negócio com sucesso e lidar com os desafios diários que envolvem o funcionamento de um comércio.
Trace um plano de negócio
Esse é um documento que compila a estratégia que deve ser seguida pelo empreendedor antes e depois da abertura do seu negócio. Na prática, basta que você crie um documento no computador ou anote em um caderno toda a estrutura da estratégia, como os objetivos do negócio, o público alvo, diferencial, oportunidades, fraquezas, entre outras informações importantes para organizar o seu empreendimento.
Faça uma pesquisa de mercado
Agora você deve fazer um estudo sobre o seu público-alvo. Essas informações permitirão que você saiba quais produtos agradam mais, que tipo de marketing é mais efetivo, como fidelizá-los etc. Basicamente, você deve analisar seu tipo de comércio, onde ele está localizado e características como:
- idade e gênero predominante;
- nível de escolaridade;
- local de moradia;
- estilo de vida;
- renda média;
- interesses.
Analise a concorrência
Avalie os seus concorrentes para que você saiba o que precisa fazer para se diferenciar deles, se tornar mais competitivo e se destacar no mercado. Você pode visitar o estabelecimento deles e analisar seus aspectos, como:
- seus diferenciais;
- preços praticados;
- qualidade do atendimento;
- planos de fidelidade oferecidos;
- estratégias de marketing adotadas;
- qualidade dos produtos ou serviços;
- ambiente do local, como layout, iluminação e música.
Defina seu produto ou serviço
O próximo passo é determinar os produtos ou serviços que serão vendidos, bem como suas características. Se o seu negócio for do ramo alimentício, por exemplo, você também deve pensar no cardápio que será vendido, o nível de qualidade dos produtos, a aparência, o custo-benefício etc.
Escolha bons fornecedores
Ter bons fornecedores é um dos principais requisitos para o sucesso de qualquer negócio, já que sua empresa dependerá deles para vender seus produtos ou prestar seus serviços. Você deve avaliar um fornecedor de duas formas: comprometimento e qualidade dos produtos. O primeiro consiste no nível de responsabilidade e no profissionalismo do parceiro, que envolve fazer entregas no prazo, manter boa comunicação com parceiros, atender às suas reclamações, envio de itens sem danos ou avarias etc.
Já a qualidade dos produtos trata-se dos produtos enviados em si, pois o fornecedor deve fazer um rígido controle de qualidade, principalmente no ramo alimentício, para garantir a segurança do alimento que você irá comercializar. Caso você resolva abrir uma empresa do ramo de alimentação fora do lar (food service), por exemplo, é crucial que o fornecedor:
- faça análises microbiológicas (identificar e eliminar microorganismos, como bactérias) regulares;
- controle a fabricação, o armazenamento, o congelamento e transporte dos alimentos;
- realize inspeções de todos os processos envolvendo os produtos.
Elabore uma estratégia de marketing digital
O uso da internet vem aumentando consideravelmente nos últimos anos no Brasil e estima-se que o uso aumentou ainda mais com a pandemia do coronavírus, já que muitas pessoas tiveram que se modernizar para fazer compras e atendimentos online e pedir delivery via aplicativos.
Isso significa que você pode aproveitar bastante os canais virtuais para atrair e conquistar seu público. Crie páginas e perfis em diferentes redes sociais, publique boas fotos de seus produtos, peça para que seus clientes compartilhem fotos deles, faça programas de fidelidade que envolvam redes sociais, entre outras estratégias.
Afinal, o ramo alimentício é promissor?
Existem certos ramos que são mais promissores que outros, fazendo com que você tenha mais chances de sucesso. A pandemia do coronavírus impulsionou o mercado pet e de vida saudável, por exemplo.
Já o ramo alimentício é um segmento que nunca está em baixa, já que as pessoas sempre precisarão comer no seu dia a dia e nunca abrirão de um bom alimento em um momento de lazer. Aqui, incluem-se negócios como lanchonetes, restaurantes, padarias, cafeterias, bares, lojas de conveniências, supermercados e mais.
Esse também é um dos setores mais lucrativos, especialmente se você oferece alimentos de qualidade, pois as pessoas sempre darão preferência para comidas mais saudáveis – sem conservantes – e que sejam nitidamente mais gostosas. Além de fornecer comida de qualidade, ainda há muitos outros diferenciais que podem tornar seu negócio do segmento food service mais atrativo, como:
- ambiente confortável ou temático;
- música agradável;
- oferecer um bom atendimento;
- manter a limpeza do local;
- oferecer delivery;
- criar programas de fidelidade.
Também é possível trabalhar com a terceirização dos produtos, que consiste em comprar salgados prontos e congelados do seu fornecedor, aquecê-los e deixá-los prontos na estufa para que seus clientes comprem. Isso facilita toda a rotina do seu negócio e reduz custos pelo fato de que não será necessário produzir os alimentos por conta própria.
Por fim, o mercado alimentício tem sazonalidades em períodos de festa que poderão aumentar suas vendas. Mesmo que isso não seja muito significativo, ainda se trata de uma melhoria em faturamento e lucro.
São diversas as vantagens de começar um novo negócio e ser dono dele: você conseguirá maiores lucros, terá liberdade para gerenciar seu negócio da forma mais vantajosa, poderá trabalhar no que gosta e garantirá um futuro de qualidade. Mas se lembre de que é fundamental ter determinação, foco e contar com fornecedores e parceiros comerciais responsáveis e confiáveis.
Que tal contar com um fornecedor inovador, comprometido e que sempre entrega produtos de altíssima qualidade? Entre em contato agora mesmo com a equipe comercial da Faleiro, e vamos crescer juntos!