Aprenda como administrar uma lanchonete e tenha mais sucesso!
É muito comum encontrar donos de lanchonetes, bastante movimentadas e que vendem muito bem, que se queixam de não saber para onde o dinheiro está indo e ficam com a sensação de que o negócio rende pouco ou, até mesmo, nenhum lucro. Diante disso, esses mesmos empresários procuram maneiras de aumentar os clientes e o faturamento, às vezes, sem se dar conta de que o que eles precisam, na verdade, é entender melhor como administrar uma lanchonete corretamente.
Se essa também é sua realidade, este post é direcionado para você. Nele, além de apresentarmos como administrar uma lanchonete, mostraremos quais melhorias fazer no estoque e na logística, quais cuidados é preciso ter com os fornecedores, como seu negócio pode lucrar mais e, por fim, como melhorar a experiência do cliente. Continue a leitura e confira!
Como administrar sua lanchonete?
Além de ser importante organizar as finanças, administrar bem uma lanchonete envolve uma série de questões gerenciais e burocráticas, que, olhando assim, podem até parecer um tanto quanto chatas, mas são fundamentais para o bom andamento do negócio e você deve tentar se organizar para se atentar a elas.
Formalização
Ao abrir uma lanchonete, você poderá ter seu registro (CNPJ) de forma individual (MEI) ou em um dos enquadramentos jurídicos de sociedade. Para tanto, é importante buscar a formalização e avaliar as opções que melhor atendam tanto ao perfil do negócio pretendido quanto às suas expectativas. Caso tenha dificuldades, você pode buscar essa formalização junto a um contador – profissional conhecedor da legislação tributária e legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa.
Além disso, se o seu negócio, assim como muitos outros, foi impactado pela pandemia do Coronavírus, é importante estar atento nas leis e normas que afetaram o segmento, nas medidas de apoio do governo durante esse período e na necessidade ou possibilidades de crédito que sua empresa tem.
Normas e alvarás
Por força do disposto no Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969, lanchonete é uma atividade sujeita ao regime de fiscalização sanitária, periódica e obrigatória. Assim sendo, é imprescindível obter o Alvará Sanitário, a cargo da autoridade sanitária municipal da localidade em que você pretende explorar (ou já explora) a atividade.
No mesmo sentido, como esse tipo de empreendimento caracteriza-se por ser um serviço de alimentação, constitui atividade sujeita à incidência da Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária — RDC/Anvisa nº 216, que instituiu o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.
Com o intuito de adequar a atividade a todos os critérios higiênico-sanitários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, entre outras normas de cumprimento obrigatório, destaca-se, também, o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, que define algumas diretrizes de limpeza e higiene desses espaços.
Principalmente com a pandemia do novo Coronavírus, é necessário ficar atento a essas boa práticas para garantir a confiança dos clientes que vão consumir no seu estabelecimento!
Inspeções
A competência da Anvisa para autorizar o funcionamento de uma lanchonete e fiscalizar a distribuição de alimentos quanto ao aspecto sanitário pode delegar sua execução aos estados, municípios e ao Distrito Federal.
Além disso, o cumprimento das normas instituídas no Regulamento Técnico, aprovado pela Resolução RDC nº 216/2004, não deve excluir o cumprimento de diplomas normativos e outros regulamentos específicos que já estejam em vigor ou que venham a ser aprovados. Por sua vez, deixar de seguir as normas de caráter higiênico-sanitárias pode gerar as seguintes sanções para o infrator:
- advertência;
- multa;
- apreensão ou condenação de matérias-primas;
- suspensão da atividade;
- interdição, parcial (ou total) do estabelecimento.
Controle financeiro
É essencial conhecer os números de seu negócio e, para tanto, pegar as rédeas do controle financeiro da lanchonete, assim como o de todos os outros aspectos possíveis. Assumir isso colabora para você saber se seus objetivos estão sendo atingidos conforme o esperado. Caso contrário, será preciso encontrar outras medidas para conquistar tudo o que você deseja ou para fechar a conta no fim do mês.
Por exemplo, durante o mês, normalmente, a compra de matérias-primas pode ocorrer em períodos diferentes. Com isso, você deve dar muita atenção ao gerenciamento do fluxo de caixa, com o objetivo de garantir os recursos financeiros suficientes para o pagamento dos fornecedores.
Gestão de estoque
Manter um bom relacionamento com os fornecedores é algo que deve estar entre suas prioridades, uma vez que o eficiente gerenciamento de estoque depende disso. Assim sendo, dê preferência para aqueles que prezam pela melhor relação entre preços, praticidade, mas, sobretudo, pela qualidade.
Outra boa dica é ter em mente que produtos altamente perecíveis devem ser adquiridos com mais frequência — semanalmente ou, até mesmo, diariamente. Por sua vez, itens menos perecíveis podem ser estocados, facilitando sua gestão e garantindo a disponibilidade dos produtos.
Caso você perceba que os doces, por exemplo, não venderam conforme o esperado, mas ainda se encontram dentro do prazo de validade, avalie a possibilidade de uma nova precificação, ou seja, de ofertá-los a um preço mais baixo. Dessa forma, não só o cliente ganha com uma opção mais em conta, como você diminui as perdas e os prejuízos de sua lanchonete.
Quais cuidados ter com os fornecedores?
Saber como escolher os fornecedores é muito importante, mas, além disso, caso você já tenha definido com quem fará a sua parceria, observe algumas dicas para cuidar e gerenciar bem essa questão.
Observe a relação custo-benefício
A famosa relação custo-benefício serve para você avaliar o que é melhor para seu negócio. Nem sempre o produto mais barato é o mais recomendado e produtos com um preço um pouco mais elevado, podem ter maior qualidade e garantir mais tempo na estufa, evitando prejuízos. Além do preço, leve em consideração outros fatores, como sabor, variedade, capacidade de atendimento etc.
Preze pela boa comunicação
Não adianta o fornecedor ter uma boa relação custo-benefício, o produto ser saboroso e de qualidade e a entrega ser eficiente, se você não consegue ter um diálogo aberto com ele. Opte por fornecedores que disponibilizem canais de atendimento e estejam dispostos a resolver imprevistos. Falta de comunicação pode atrapalhar todo o andamento do negócio.
Cuide do relacionamento
Por sua vez, manter um bom trato com seu fornecedor contribui para favorecer uma negociação interessante para os dois lados. É também por meio de um relacionamento adequado que as duas partes têm a oportunidade de se conhecerem melhor e saberem o que funciona ou não na lanchonete, até mesmo para que exista uma personalização dos produtos, se for o caso.
Escolha aqueles que sejam parceiros
Muitos empreendedores cometem o engano de acreditar que apenas a assinatura de um contrato de fornecimento de alimentos ou compras constantes já são uma parceria. Isso, por si só, não basta, afinal, uma parceria só existe quando você sabe que pode contar com seu fornecedor em momentos cruciais, e vice versa. Além disso, a troca e o interesse pelos resultados do seu negócio deve ser aparente.
Avalie o custo de logística e entrega
Esse valor de logística e entrega cobrado pela marca parceira deve ser muito bem analisado. Além disso, também é importante verificar a quantidade de pedidos que você pretende fazer em determinado período, uma vez que a precificação de seus produtos deve levar em conta essa despesa.
Repare o sortimento de itens no portfólio
Se você optar por estabelecer parceria com alguma marca que não ofereça muitas variedades em seu mix de produtos, certamente precisará contar com mais de um fornecedor. Isso não é nada interessante para o bom gerenciamento de um negócio. Escolha uma indústria que disponibilize sortimento de itens em seu portfólio, para que não seja necessário ficar nas mãos de mais de um parceiro.
Pense nos que oferecem qualidade e padrão de produto
Vamos imaginar uma lanchonete em que cada salgado apresenta um tamanho diferente, pesos distintos, ou que um seja mais bem recheado que o outro. Cedo ou tarde, o cliente percebe essas diferenças, fica insatisfeito, e você ainda corre o risco de ele sair falando mal de seu lanche. Na hora de escolher um fornecedor, observe a padronização e, principalmente, a qualidade dos produtos.
Opte por mercadorias que contribuam para a gestão
Hoje em dia, todos querem e precisam ganhar tempo, pois a correria do dia a dia não permite lentidão no atendimento, por exemplo. Assim sendo, dê preferência para comercializar aqueles salgados que contribuam para facilitar seu gerenciamento e entreguem qualidade.
Uma boa opção são os salgados prontos congelados, que além de saborosos, podem facilitar sua rotina e garantir a segurança do seu alimento. Além disso, você não vai não precisa de mão de obra qualificada para fazer os alimentos e pode reduzir seus custos.
Como minha lanchonete pode lucrar mais?
Abrir uma lanchonete não exige alto investimento inicial, pois se trata de uma atividade comercial simples.
Com tanta concorrência, como é possível vender e lucrar mais? É justamente isso que mostraremos em seguida.
Priorizando a qualidade no atendimento
É simples: se você quiser ter clientes fiéis à sua lanchonete, seja atencioso e ofereça o que eles querem. Um ótimo exemplo é o pão de queijo, que, mesmo sendo um alimento delicioso por si só, é disponibilizado desde o tradicional até o tamanho super lanche (maior) para vender. Se alguns consumidores gostam dele com algum tipo de recheio, por exemplo, por que não experimentar?
Agir assim amplia as possibilidades de agradar seu público, ser notado por eles e aumentar o número de clientes. Embora seja necessário ficar de olho no perfil de quem entra em seu ponto de venda e no que essas pessoas mais consomem, também é importante conversar com seu parceiro fornecedor, pois ele conhece as tendências do mercado e sabe muito bem os produtos que mais vendem e que podem ser um sucesso no seu negócio.
Enfim, o sucesso das vendas está ligado diretamente à qualidade no atendimento ao cliente. Criar uma conexão com seus consumidores vai fazer eles se lembrarem de você e voltarem ao seu estabelecimento.
Oferecendo diferentes opções de lanches
São diversas as opções de alimentos que você pode ter no cardápio de sua lanchonete. Com tanta concorrência nos dias de hoje, se o cliente entra em um estabelecimento para lanchar e não encontra o que quer, ele não pensa duas vezes antes de procurar outro lugar para comer. Por isso, nunca deixe faltar entre as opções:
- pão de queijo;
- empada;
- coxinha;
- enrolado de presunto e queijo;
- quibe;
- esfirra;
- pastel assado;
- croquete de milho;
- pão de batata;
- bolinho de mandioca, entre outros.
Além de todas essas linhas de produtos, caso você queira e acredite que tenha estrutura para isso, também pode acrescentar refeições e sobremesas no cardápio.
Além disso, você deve analisar a qualidade dos itens que você serve. Isso é fundamental para conseguir agradar os clientes e aumentar as vendas.
Investindo em alimentos congelados
Os produtos prontos congelados são excelentes opções para quem trabalha com eles em um estabelecimento para o público lanchar. Isso porque são mercadorias práticas de se preparar – muitas vezes, com custo reduzido –, que melhoram a eficiência do negócio e têm muita qualidade — tudo isso ajuda a aumentar as vendas, a reduzir os custos e a tornar mais fácil a missão de administrar uma lanchonete.
Dando importância para promoções e divulgações
A verdade é que uma lanchonete deve praticar preços justos de acordo com seu público e localização, porém, algumas vezes, é preciso apostar em promoções, uma vez que isso sempre traz um aumento tanto de clientes quanto de vendas. Uma modalidade de promoção que funciona bem é o bom e velho cartão fidelidade.
De fato, ações e divulgações de sucesso mais tradicionais são sempre uma boa pedida. No entanto, por mais tradicional que um ponto de venda seja, os clientes também adoram uma novidade.
A ideia é estar sempre em dia com as principais tendências do mercado, porque toda inovação chama a atenção do público e, por isso, é sempre muito bem-vinda.
Quais melhorias fazer no estoque e na logística?
Por mais que você acredite que tudo esteja funcionando muito bem em sua lanchonete, entenda que sempre há espaço para melhorar em alguns aspectos. Uma das tarefas mais importantes e, ao mesmo tempo, complicadas para um negócio como esse é tornar os controles de estoque e logística mais eficientes.
Acontece também, em muitos casos, que os donos de lanchonete deixam de lado o gerenciamento do inventário. Porém, se ele for bem feito, consequentemente, custos desnecessários serão eliminados sem afetar a qualidade. A seguir, seguem algumas dicas simples para você melhorar esse aspecto em seu negócio e ter a chance de faturar mais.
Cuidar dos prazos de validade
Produtos parados em estoque representam dinheiro sem circular e despesas com manutenção e armazenamento. Inclusive, no caso de alimentos e bebidas, sempre há o risco de que os itens percam a validade sem que sejam vendidos. No momento em que você perceber que há um acúmulo de determinados itens em seu estoque, faça uma liquidação, sem medo.
No entanto, lembre-se de investigar as causas que levaram esses produtos a ficarem encalhados e encontre, imediatamente, uma solução. Agir assim, previne sustos no futuro e não prejudica sua margem de lucro.
Comprar sob demanda
Outra boa maneira de fazer melhorias no estoque é cuidando de perto das previsões de demandas, tanto internas quanto externas. De fato, não é uma tarefa simples e fácil, mas também não é algo impossível.
Tenha em mente que o melhor método de se prever a demanda para comprar corretamente é olhar para o passado e observar o histórico de vendas da lanchonete. Então, se você quiser saber a quantidade certa para fazer pedido para o mês de maio, por exemplo, mantenha registros dos números relativos ao mês de maio do ano anterior ou do mês anterior, se você não tiver esses registros.
Ver se vale a pena ter entrega própria ou contratada
Após a quarentena causada pela pandemia, alguns hábitos como delivery mudaram o comportamento do consumidor e se tornaram uma alternativa de funcionamento dos negócios.
Por isso, se você ainda não faz entregas, você pode estar perdendo dinheiro. O ideal é verificar se o público da sua região mantém esse hábito, e lembre-se, que independente da região o serviço de delivery pode aumentar consideravelmente suas vendas e o acesso à sua lanchonete.
Para isso, quem cuida do próprio sistema de entregas deve considerar os custos de aquisição e contratação de entregadores, lembrando-se das despesas com combustível e impostos.
Por outro lado, se você decidir por terceirizar essas entregas, não se esqueça de avaliar as taxas das plataformas (como iFood, Rappi, Uber Eats etc.) e a viabilidade de funcionamento.
Fazer roteirização
Caso você tenha optado por ter entrega própria, lembre-se de fazer uma roteirização. Conhecer previamente a rota de entrega garante maior segurança tanto para o veículo e o motorista quanto para o pedido. Com o auxílio de aplicativos de trânsito eficientes, é possível acompanhar o fluxo do tráfego na região e retraçar a rota mais adequada, a fim de evitar que o entregador fique preso em congestionamentos e atrase as entregas.
Como melhorar a experiência do cliente?
Saber como administrar uma lanchonete não envolve apenas cuidar dos números, controlar o estoque, ter tudo dentro das normas etc. Realmente, tudo isso é muito importante, mas, sem clientes, um negócio perde sua razão de existir. Por isso, daremos algumas dicas sobre como cuidar da experiência das pessoas em sua lanchonete e melhorar constantemente seu atendimento.
Invista mais na experiência do cliente
Hoje em dia, todos estão em busca de mais facilidade e comodidade. Nesse sentido, investir mais na experiência do cliente pode ser disponibilizar diferentes canais de atendimento, como telefone, WhatsApp, redes sociais, entre outros e se dedicar ao atendimento através dessas plataformas. Não dá mais para ficar só esperando o consumidor chegar para comprar ou não dar atenção para quem entra em contato com você.
Além disso, as pessoas devem se sentir bem no seu estabelecimento. Mesmo que você não tenha um grande espaço físico, manter tudo limpo, higienizado e bem organizado já pode ser um fator importante para que eles escolham entrar na sua lanchonete.
Valorize sua história
Uma lanchonete também pode melhorar a experiência de seus clientes e mantê-los fiéis por meio dos produtos que oferece e da história do negócio. Muitas pessoas gostam de saber como você começou e qual é seu diferencial, por exemplo. No entanto, lembre-se de que é necessário também criar um ambiente criativo e agradável com meios para as pessoas terem acesso a sua história.
Trabalhe com entrega e retirada no local
Assim como mencionamos, se você ainda não oferece serviço de delivery, é bom começar a pensar nisso já. O mercado de entrega de comida está crescendo exponencialmente, e isso é prova de que há muita procura, cada vez mais, por mais comodidade e facilidade. Outra decisão acertada é disponibilizar a retirada do lanche no local – afinal, quanto mais opções de compra o cliente tiver, melhor para ele e para seu negócio.
Faça programa de fidelização com promoções
Quem valoriza e é fiel à sua lanchonete certamente gosta de ser reconhecido por isso. Uma excelente maneira de reconhecer esses clientes é oferecer um cartão fidelidade ou, até mesmo, promoções para os clientes mais assíduos. Além desse tipo de ação contribuir para manutenção dos clientes, pode aumentar as vendas e o ticket – ou seja, o valor gasto em cada compra –, e as ofertas atraem novos consumidores.
Enfim, é fácil melhorar a experiência do cliente, uma vez que isso pode ser feito por meio de estratégias simples e acessíveis. Pode até parecer clichê, mas “menos é mais” e, para encantar as pessoas de verdade, nem sempre é preciso criar algo grandioso, se entendermos que atitudes singelas podem, sim, surpreender e agradar bastante.
Por fim, ficam claros os motivos que levam muita gente a encarar o desafio de abrir uma lanchonete. Em geral, no mercado de food service, todos os dias, há um volume de dinheiro considerável girando em caixa.
Contudo, tenha em mente que não dá para se aventurar sem seguir algumas orientações básicas e eficientes sobre como administrar uma lanchonete. Gerenciar não é para qualquer um, mas saber como tirar o melhor de uma lanchonete está ao alcance de todos.
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Estou tentando entrar em contato pois tenho lanchonete e preciso de um novo fornecedor de salgados.
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