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Food service

Como montar uma vitrine perfeita: 5 dicas para ter a sua!

Publicado por Faleiro em novembro 11, 2020 | Atualizado em novembro 25, 2020
como montar uma vitrine
6 minutos para ler
Gestão de lanchonetes: como evitar o descontrole e ter preparo para crises e imprevistosPowered by Rock Convert

Se você tem uma lanchonete, cafeteria ou estabelecimento do segmento food service, já percebeu que os consumidores estão cada vez mais exigentes, e a concorrência, mais acirrada. Uma estratégia essencial para se diferenciar de outros estabelecimentos do mercado, chamar a atenção dos consumidores, conquistar seus clientes e maximizar vendas é saber como montar uma vitrine perfeita e atrativa.

Quer saber mais sobre o assunto? Este material traz no que exatamente consiste uma vitrine, qual é a necessidade de mantê-la organizá-la e, após, as 5 dicas para que você consiga deixá-la perfeita para seus clientes! Boa leitura!

O que é, como funciona e por que investir em uma vitrine?

As vitrines são equipamentos que exibem os alimentos vendidos pela seu estabelecimento. Exemplos são balcões expositores, vitrines de caixa, estufas neutras, refrigeradas ou quentes, entre outras.

Esse assunto é bastante importante para qualquer negócio do ramo de food service. Essa é uma forma de atrair e fidelizar clientes, já que a aparência dos alimentos e a forma como eles são expostos é um fator decisivo para a compra de muitas pessoas.

Se os seus produtos não forem visualmente agradáveis, os clientes não terão interesse de consumir no seu estabelecimento. Por outro lado, uma boa vitrine dá uma imagem de organização, limpeza, cuidado e higiene, fazendo com que mais indivíduos sejam estimulados a comprar.

Como montar uma vitrine — quais são as 5 dicas que fazem toda a diferença?

Abaixo, estão as melhores técnicas para aprimorar sua vitrine, podendo ser aplicadas, inclusive, em negócios de pequeno porte.

1. Conheça os seus clientes

Primeiro, você precisa conhecer bem os seus clientes. Ainda que lanchonetes, por exemplo, sejam direcionadas a um público amplo, você pode observar qual é o perfil predominante, que podem ser homens, mulheres, um grupo jovem de amigos, pessoas mais velhas, famílias etc.

Também é interessante buscar outros dados sobre os clientes, como a classe social, o poder de compra e a escolaridade. Essas informações são relevantes para que os produtos em exibição e a decoração da vitrine — itens decorativos, banners, adesivos, luzes e outros elementos — tenham uma conexão com o seu público.

Você também deve se colocar no lugar do seu cliente e se perguntar se a forma de organização da sua vitrine ou estufa é agradável. Por exemplo: a vitrine está limpa para você? Você consegue visualizar os salgados facilmente? Com isso, você saberá com segurança o que atrai ou não os seus consumidores.

2. Busque por referências

Vá até outras lanchonetes, padarias e restaurantes para ver como os donos organizam suas vitrines, qual é a personalidade que eles aplicam, a decoração, de que forma os clientes reagem à organização dos produtos, entre outros detalhes.

Não use as informações para copiar de seus concorrentes, mas, sim, para identificar erros e evitar que eles sejam cometidos no seu estabelecimento, bem como para se inspirar em acertos e aplicá-los no negócio.

3. Cuide da apresentação dos alimentos

O visual e a aparência dos seus alimentos são determinantes para a decisão de compra dos clientes. Mas é importante saber que o estado de conservação da vitrine também faz parte da aparência dos produtos. Portanto, não exponha salgados atrás de vidros rachados ou quebrados.

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Outro ponto relevante consiste na forma como são organizados os seus produtos na vitrine. Na necessidade de colocar dois ou mais tipos de salgados diferentes em uma única travessa, separe-os em fileiras para fazer com que os clientes consigam visualizar todo seu mix de salgados rapidamente.

A apresentação também envolve a decoração da vitrine. Você pode aproveitar datas especiais, como dia dos namorados, das mães, dos pais, Natal, Páscoa e outros, para enfeitá-la. Então, fique de olho no calendário e invista em adesivos ou outros adornos relacionados à data.

Tal dica também deve ser aplicada em todo o restante da decoração do negócio. Pessoas gostam de comemorações e poderão ser atraídas pela forma como seu negócio se destaca em datas especiais.

4. Faça reposições ao longo do dia

Quando alimentos em geral ficam muito tempo na vitrine, eles podem perder o seu sabor original e também ficam com uma aparência desagradável. O recomendável é que os salgados sejam repostos a cada 2 horas ou de acordo com as instruções do seu fornecedor.

Lanchonetes que têm estufas ou balcões térmicos que mantêm o compartimento na temperatura ideal e umedecido devem manter a bandeja sempre com água, se for necessário. Isso pode diminuir a necessidade de repor salgados constantemente, pois aumenta o tempo em que os alimentos podem permanecer dentro da vitrine.

5. Mantenha a estufa limpa e organizada

Os salgados devem ser alocados na estufa de forma organizada, pois esse cuidado demonstra capricho e atenção ao cliente. Assim você consegue oferecer uma experiência mais agradável aos seus consumidores, fazendo com que eles sempre retornem ao seu estabelecimento, bem como recomendem a sua lanchonete para outras pessoas.

Para isso, mantenha a estufa sempre limpa, tanto por fora como por dentro. Antes de abrir a sua lanchonete e com o aparelho ainda vazio e desligado (no caso de modelos a vapor), passe um pano com álcool ou limpa vidros para retirar a sujeira.

Também evite deixar os vidros embaçados. Normalmente, isso ocorre quando os salgados são colocados em exposição quando estão muito quentes. Antes de colocá-los na estufa, espere cerca de 30 segundos depois de retirá-los do forno.

Além disso, a estufa não deve ser muito vazia e nem ter excesso de informação, como exagero de adereços e produtos. A poluição visual pode gerar cansaço no cérebro humano, acabando por desviar a atenção dos clientes da vitrine ou passando uma imagem de desorganização.

Saiba que o centro da vitrine sempre é o ponto de maior destaque e o primeiro a ser visto pelos clientes. Isso significa que é importante colocar os produtos com maior saída ou valor agregado no meio e na frente da estufa.

Depois de saber como montar uma vitrine perfeita, percebe-se que a escolha dos alimentos pode fazer toda a diferença no seu visual. Também fique atento se algum cliente fizer críticas sobre a apresentação dos seus produtos, pois essas são opiniões valiosas para melhorar a aparência do seu estabelecimento.

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