Delivery: como ter sucesso em suas entregas
Quando a hora da janta ou almoço se aproxima e não queremos cozinhar o delivery é a melhor opção para suprir nossas necessidades. Saber como ter sucesso em suas entregas é essencial para os donos de negócio atualmente.
Um empreendedor do ramo de restaurantes, lanches ou café pode usar outras maneiras de chegar ao seu cliente final. O delivery vem com esta proposta, com agilidade praticidade e segurança, levar comida até a porta dos clientes pode acabar deixando-os mais satisfeitos e fidelizados.
Além disso, a entrega a domicílio é uma boa oportunidade para aumentar as vendas já estabelecidas. Segunda a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), mostra que em 2017 o mercado delivery faturou mais de R$10 milhões.
“O sistema delivery é uma opção para quem busca mais comodidade e praticidade, sempre atendendo à expectativa dos consumidores se alimentarem com qualidade, segurança e conforto, no local mias conveniente no momento”, afirmou Janaina Moreira Costa, Analista do Sebrae, para o site Fispal Digital Food Service.
Para ajudar os pequenos empreendedores, separamos dicas sobre pontos essenciais sobre o delivery. Acompanhe:
1.Tenha muita organização e planejamento
Quando você oferecer o delivery, automaticamente o seu volume de vendas aumentará, sem a estrutura do comércio aumentar, então se prepare para isso. Basicamente será a cozinha que vai trabalhar mais para suprir as entregas.
Considere aumentar sua equipe da cozinha para isso. É bom também fazer uma análise do público consumidor, até onde irá a abrangência e a forma de atuação. Se os pedidos serão feitos por telefone, internet, WhatsApp. E veja quais os produtos que farão parte do cardápio de entrega, faça a previsão de vendas, as formas de divulgação e outras ações parecidas.
2.Garanta a integridade dos alimentos
O ramo de alimentação exige muitos cuidados com a higiene e qualidade. É papel do empresário garantir um alimento seguro e ter atenção ao acondicionamento, apresentação e transporte para que o produto preserve suas características e sabores.
3.Tenha um operador
Existem muitas formas diferentes de se trabalhar com o delivery. Porém, na maioria dela é necessário o uso de um operador . Esta pessoa irá atender os telefonemas, anotará pedidos e os colocará no sistema, além de trabalhar na logística de entrega.
Essa pessoa deve ser bem organizada e atenta aos detalhes. Dependendo do volume de tarefas será necessário contratar uma outra pessoa para a tarefa.
4.Tenha um bom atendimento
O processo de atendimento do cliente deve prezar pela rapidez. Sempre informando o cardápio, preços, condições de pagamento, prazo da entrega e coisas afins. Cadastrar os clientes é fundamental, no primeiro contato se deve cadastrar o nome, endereço e telefone. Assim será possível identificá-lo rapidamente na próxima compra.
5.Motoboys
Para facilitar a vida dos empresários existem diversas plataformas para isso como a LoggiPresto, o iFood e outras do ramo de tecnologia. Nelas você não precisa contratar o motoboy, em que ele já terá o baú pronto para a entrega. Estes tipos de entregas são feitas de maneira inteligente e na sua maioria das vezes não se necessita do retorno do entregador que possui máquina de cartões própria.
Você pode optar também pelo modo tradicional, contratar um motoboy que more em sua região ou conheça a cidade para que ele faça as entregas pelo seu comércio, sendo negociado o método de pagamento com ele.
6.Procure se destacar
É um verdadeiro desafio se destacar em um mercado com tantas ofertas do varejo delivery. Para isto é necessário que ocorra uma comunicação efetiva com o público – alvo, desde divulgação tradicional com banners, até as redes sociais. Tenha a rede social de seu segmento para que ele seja avaliado e ganhe respeito.
7.Tenha capital guardado para investir
Parece óbvio, mas antes de montar o seu sistema delivery é recomendável ter um pouco de dinheiro guardado para contratar a equipe, comprar embalagens e até uma pequena reforma para que o local possa suportar a operação.
Fontes: Blog Loggi e Fispal Digital | Autor: MarketUP
Gostou desse texto e quer saber mais sobre como iniciar um negócio no segmento? Então baixe agora, gratuitamente, este e-book para aprender a estruturar a gestão de um negócio do segmento food service!