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Gestão de negócios

6 dicas de como vender mais no iFood e alavancar seus resultados!

Publicado por Faleiro em dezembro 3, 2020 | Atualizado em dezembro 3, 2020
como vender mais no iFood
6 minutos para ler
Gestão de lanchonetes: como evitar o descontrole e ter preparo para crises e imprevistosPowered by Rock Convert

Os aplicativos de entrega, como iFood, Uber Eats e Rappi, são importantes vitrines para o seu negócio do segmento food service, já que muitos clientes podem conhecer o seu estabelecimento enquanto utilizam esses apps. Mas, para garantir que você maximize seus ganhos, é fundamental aprender como vender mais no iFood, que é a plataforma mais popular do mercado.

Se você ainda não usa um aplicativo de delivery ou quer melhorar seus resultados, então, continue lendo este artigo. Nos tópicos abaixo, trouxemos 6 dicas indispensáveis para quem deseja aproveitar todos os benefícios dessa tecnologia!

1. Tire fotos reais e de qualidade

O iFood permite que você coloque a foto de cada um dos seus produtos na página do seu estabelecimento. Muitos negócios simplesmente usam fotos de alimentos parecidos com os que vendem, mas esse é um grande erro, pois o cliente espera receber o que ele viu no aplicativo.

Por isso, tire fotos de qualidade dos seus salgados e coloque no app. Lembre-se de que o consumidor apenas verá a imagem em uma tela pequena — na maioria das vezes será de um celular —, então, é recomendável que a foto seja mais próxima da comida ou bebida.

Além disso, o iFood exige que apenas itens com fotos podem ser colocados em promoção, o que reforça a importância dessa dica. Para saber mais, você pode conferir essas dicas sobre como tirar boas fotos de seus produtos.

2. Faça descrições detalhadas

Há clientes que deixam de comprar um item por não saberem mais detalhes sobre ele. Além de colocar o nome e peso do item, disponibilize uma lista completa dos ingredientes e a forma como ele é preparado.

Por exemplo, se o seu negócio vende salgados, é importante colocar quantos gramas, seu recheio e se ele é frito ou assado. Assim, o cliente terá uma noção do tamanho e do tipo de salgado que está comprando.

Outro exemplo comum é a venda de sanduíches. Em vez de apenas escrever “X-salada”, coloque quantos gramas de carne tem cada hambúrguer, qual pão é utilizado, o tipo de queijo, entre outros detalhes.

O cliente saberá exatamente o que receberá e poderá escrever na descrição do pedido alguma observação quanto ao item, o que melhora a experiência do consumidor e faz com que ele faça uma boa avaliação do seu negócio no app.

3. Mude o horário conforme a demanda

O horário de abertura e fechamento do iFood não precisa ser idêntico ao do seu estabelecimento físico. Adeque as horas e os dias de delivery conforme a quantidade de pedidos.

Caso haja um grande volume de saídas em um determinado horário, use essa informação como parâmetro para saber quando abrir o serviço de entrega. Lembre-se de preparar os produtos antecipadamente para atender à demanda.

Também é possível alterar o cardápio de acordo com o que seu negócio pretende vender cada dia. Alguns pratos podem ser comercializados durante toda a semana ou apenas em alguns dias dela.

Utilize essas adaptações ao seu favor para otimizar o serviço e oferecer o que os consumidores buscam, no período que eles bucam.

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4. Aceite cupons

Há a possibilidade de aceitar que clientes apliquem cupons de desconto no seu negócio. Basicamente, eles permitem que os consumidores possam comprar itens do seu cardápio mais baratos.

Se você oferece descontos no seu negócio, já sabe que essa é uma ótima estratégia para atrair novos clientes e fazer com que eles conheçam o seu estabelecimento, bem como para fidelizar os consumidores antigos.

A mesma tática pode ser utilizada no iFood, bastando aderir ao programa de cupons oferecido pelo aplicativo. Um dos cupons mais utilizados é aquele que dá um desconto maior se for a primeira vez em que o consumidor compra no seu estabelecimento.

Os valores disponibilizados geralmente são entre R$ 5 e R$ 20, mas os cupons têm valor mínimo de compra que varia entre R$ 15 e R$ 30. Isso significa que é interessante adequar o valor de alguns dos seus salgados — especialmente os carros-chefes — para que os clientes aproveitem melhor seus cupons.

Por exemplo, se os itens de interesse do consumidor custam R$ 25 e ele tem um cupom de R$ 10 para compras acima de R$ 25, ele terá um maior estímulo para finalizar o pedido.

O iFood oferece novos programas periodicamente. Um deles é o loop, que permite o agendamento de refeições para o mesmo ou para o próximo dia. Esses pratos também são vendidos a um preço mais baixo e sem taxa de entrega. É preciso, no entanto, ter cautela e estudar os programas para ter a certeza de que eles serão vantajosos para seu estabelecimento.

5. Divulgue nas redes sociais

Normalmente, há uma lista extensa de restaurantes, padarias, confeitarias e lanchonetes que fazem parte do iFood, o que pode fazer com que muitos de seus clientes não encontrem o seu estabelecimento no aplicativo.

Para dar maior visibilidade ao seu negócio, anuncie nas suas redes sociais — como Facebook, Instagram e WhatsApp — que você também está no aplicativo. Você pode publicar uma foto dos salgados que vende no Instagram e dizer também estão disponíveis para venda no iFood, o que chama atenção de quem usar cupons ou está acostumado a usar o app.

Essa divulgação também pode ser feita no estabelecimento físico. Coloque no cardápio, em banners ou cartazes, que seus produtos estão no iFood e informe para conferi-los frequentemente para checar cupons e promoções.

6. Dê atenção às avaliações

Ter muitas avaliações positivas aumentará sua nota média no aplicativo e fará com que seu negócio se destaque no iFood. Entretanto, avaliações negativas não devem ser ignoradas, pois elas revelam falhas que podem gerar a insatisfação de muitos clientes.

Se alguns consumidores publicarem que o pedido demora muito para chegar, por exemplo, considere otimizar sua gestão e adequar seu preparo. Isso melhorará a satisfação dos clientes, aumentará suas vendas e a fidelização, além de melhorar sua avaliação de forma geral.

Com essas dicas, você sabe como vender mais no iFood, impulsionando seus ganhos e a popularidade do seu negócio na sua cidade. Desenvolva estratégias exclusivas para os aplicativos de entrega para conseguir ter melhores resultados com suas ações.

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