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Coronavírus

6 mudanças no comportamento do consumidor após o isolamento social

Publicado por Faleiro em junho 18, 2020 | Atualizado em abril 26, 2022
6 minutos para ler
Gestão de lanchonetes: como evitar o descontrole e ter preparo para crises e imprevistos

Na história recente da humanidade não há registros de uma pandemia tão grave quanto a que estamos vivendo agora. Além do sério problema de saúde com muitos impactos tanto nas comunidades quanto nos negócios, uma das consequências mais visíveis em tempos de coronavírus é a grande transformação dos hábitos das pessoas, assim como as mudanças de comportamento do consumidor.

Para quem é dono de um pequeno negócio, o grande desafio do momento é imaginar os possíveis cenários na hora em que o mercado abrir. Isso porque não sabemos quando a pandemia vai passar, nem por quanto tempo ficaremos em isolamento social, ou até mesmo o que realmente influenciará nas novas escolhas dos consumidores.

Por isso, neste post apresentaremos as 6 mudanças no comportamento do consumidor, baseado no que já é realidade e no que poderá ser ainda mais perceptível após o isolamento social. Além disso, mostraremos algumas dicas sobre como você pode adaptar seu estabelecimento a esse novo comportamento para não perder vendas. Continue a leitura e confira!

1. Preocupação com higiene e limpeza

Certamente, na hora de escolher um lugar para lanchar, a primeira coisa que os consumidores farão questão de observar é a higiene e limpeza do local. Se antes esses aspectos às vezes passavam desapercebidos pelas pessoas, agora eles serão uma verdadeira exigência.

Prova disso é o aumento pela procura por itens de limpeza que, segundo a consultoria Nielsen, produtos como álcool para limpeza, desinfetantes e água sanitária apresentaram alta nas vendas de, respectivamente, 97%, 80% e 54% em meados de março, ou seja, no início do período de isolamento social no Brasil.

2. Adaptação do atendimento

Diante dessa pesquisa, fica muito claro que a higiene e limpeza serão bastante valorizadas como fatores de confiança no atendimento em uma lanchonete. Por isso, as pessoas passarão a observar a maneira como você atende, e isso quer dizer que elas ficarão bem mais atentas e verificarão se em sua loja há alguns tipos de cuidados como:

  • boas práticas de higiene e limpeza, tanto em relação às instalações quanto aos colaboradores;
  • uso regular de luvas, toucas e máscaras por parte dos colaboradores;
  • quem serve o lanche não pode pegar em dinheiro, mas caso não tenha outra opção, essa pessoa deve lavar as mãos com muita frequência;
  • organização do fluxo de atendimento, em que a comida pronta não entre em contato com os pratos usados nem com a retirada de lixo, por exemplo.

3. Segurança alimentar e preocupação com a saúde

A segurança alimentar está entre as maiores preocupações do novo perfil de consumidor, e isso pode ser notado pela queda brusca nas vendas de estabelecimentos como foodtrucks, quiosques e carrinhos de rua. Isso significa que as pessoas estão mais predispostas a evitar esse tipo de consumo, justamente em função da preocupação com a saúde estar sendo levada mais a sério.

Estamos falando de modelos de negócios que sofrem diretamente os impactos negativos trazidos pela crise do novo coronavírus, e que serão praticamente obrigados a se reinventar, passando por profundas transformações se quiserem sobreviver após a reabertura do mercado, como medidas de higiene mais rígidas e produtos que foram produzidos seguindo todas as normas da Anvisa e da OMS.

4. Apreço pelas ofertas digitais

Assim como os artistas e os cantores têm transformado os eventos ao vivo em virtuais, o mesmo acontece com os consumidores que estão se adaptando ao novo modelo de comportamento no ambiente digital e online.

De início, realmente os consumidores mais velhos, por exemplo, podem ter se sentido um tanto desconfortáveis com a compra de mantimentos ou qualquer outro tipo de produto on-line, mas a pandemia os forçou a ficar bem mais à vontade em relação a isso, tendo que fazer essas compras agora com mais frequência. Quando se adaptam à nova rotina e se acostumam com a facilidade que é a entrega de um pedido à sua porta, por exemplo, essas pessoas podem demorar a querer voltar às compras físicas ou diminuir drasticamente essa atitude.

Assim sendo, quem tem um negócio no ramo alimentício deverá dar muita atenção a esse novo comportamento do consumidor, optando por oferecer mais facilidade nos pedidos, como as vendas por WhatsApp ou redes sociais.

5. Preferência por locais com menor fluxo de pessoas

Aquele empresário que atua no setor de food service que realmente for capaz de compreender todas as mudanças nos critérios de escolhas dos consumidores e no novo comportamento de seus clientes terão mais chances de sobreviver no mundo após o isolamento social.

Em outras palavras, os donos de pequenos negócios que exigirem o cumprimento de algumas novas regras encontrarão novamente o seu lugar ao sol. Entre essas regras, podemos citar:

  • manter uma cozinha sem aglomerações, apenas com os funcionários essenciais;
  • adotar absolutamente todos os procedimentos de higiene e limpeza e deixar isso claro e visível para os clientes;
  • manutenção constante da limpeza das mesas, bancadas e cadeiras;
  • diminuir o fluxo de pessoas dentro do estabelecimento, nem que para isso ele tenha que limitar a entrada de um certo número de compradores em sua loja.

6. Opção pelo delivery

No mesmo sentido em que haverá maior apreço pelas ofertas digitais, os clientes também farão opção pelo delivery, seja por meio de entrega terceirizada ou própria, não importa. A verdade é que as pessoas estarão mais acostumadas com a comodidade de receber comida pronta no conforto de seus lares.

Para tanto, utilize itens descartáveis para delivery e invista em lacres invioláveis de embalagens, com o objetivo de transportar o lanche com total segurança. Esses detalhes contribuem bastante para a boa reputação de seu negócio, aspecto sempre verificado pela opinião de clientes usuários de aplicativos de entregas.

Por fim, em se tratando do novo comportamento do consumidor, a boa notícia é que há uma tendência muito forte de que as pessoas deem mais valor às empresas localizadas em sua vizinhança, assim como aos pequenos negócios. Nesse sentido, tente adaptar a sua lanchonete a todas essas mudanças e promova ações para garantir que, após o isolamento social, seu estabelecimento esteja capacitado, bem preparado e pronto para atrair e fidelizar cada vez mais clientes.

Se você gostou deste post sobre as mudanças no comportamento do consumidor e quer aprimorar ainda mais seus conhecimentos, veja também os 5 fatos importantes e necessários para higiene e limpeza na cozinha!

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