Conheça 5 curiosidades e fatos do pão de queijo
Massa crocante e recheio macio: uma combinação infalível para ganhar o coração dos brasileiros em qualquer momento do dia. Para deixar você com água na boca, este post explica 5 principais curiosidades e fatos do pão de queijo, uma iguaria que não pode faltar nos cardápios de lanchonetes e cafeterias Brasil afora.
Além de explicar detalhes sobre a receita original, o dia em que se comemora o surgimento do lanche, as variações do produto, a data de popularização do quitute e o consumo desse item gastronômico em outros países, o texto dá dicas para você trabalhar com pão de queijo, de forma criativa e prática, no seu negócio. Ficou curioso com o tema? Comece já a leitura e tire as suas dúvidas!
Qual é a história do pão de queijo?
A história do pão de queijo provoca muita polêmica entre os apaixonados por essa iguaria, mas uma versão mais difundida conta que a receita teria surgido em Minas Gerais, por volta do século 18. Na época, os principais ingredientes da massa — o polvilho e o queijo — eram amplamente consumidos na província, sendo uma combinação ainda mais comum em fazendas de café no interior.
Nos lugares mais remotos do império, tinha-se pouco acesso à farinha de trigo de boa qualidade, o que teria despertado a curiosidade dos cozinheiros para fazer uma massa à base de fécula de mandioca (em substituição, portanto, ao trigo importado), recheando-a com boa quantidade de queijo.
Apostando na produção queijeira do Brasil, principalmente aqueles mais gordurosos e de consistência persistente, os cozinheiros inovaram a cozinha latino-americana, misturando um insumo característico da culinária indígena (a mandioca) com um produto mais consumido na Europa (o queijo). Surgiria, assim, o nosso querido pão de queijo!
Quais são os principais fatos e curiosidades sobre a iguaria?
Até aqui, você conheceu, resumidamente, a história do pão de queijo. Mas quais são, exatamente, as principais curiosidades sobre essa iguaria? Desde a receita original até o Dia do Pão de Queijo, vale a pena descobrir os fatos sobre esse quitute tão irresistível para os brasileiros.
1. Receita original
Em sua preparação original, o pão de queijo costuma levar uma boa quantidade de polvilho — insumo também conhecido como fécula ou amido de mandioca — ovos, leite, água e, claro, queijo. É interessante que essa combinação deliciosa dispensa alimentos com glúten, o que reduz as coloridas do produto. Para se ter uma ideia, uma unidade de 25 gramas do pãozinho tem cerca de 80 calorias.
Para sua lanchonete, é importante considerar receitas que utilizem alta proporção de queijo, dessa forma você consegue oferecer um produto de qualidade e saboroso ao seu cliente e evitar desperdícios.
2. Dia do pão de queijo
Em homenagem a um dos pilares da cozinha brasileira, foi criado o Dia do Pão de Queijo, festejado em todo país na data de 17 de agosto. Dessa forma, marca-se a importância da receita não apenas para a alimentação corriqueira da população, mas também para registrar esse patrimônio cultural da nossa sociedade.
É importante usar datas comemorativas como parte da estratégia da sua lanchonete. Aproveite o dia para fazer promoções e comunicações especiais com os consumidores.
3. Variações de pão de queijo
Atualmente, o tradicional pão de queijo pode ser encontrado com diversas combinações deliciosas. Há quem aprecie, por exemplo, novos recheios, combinando o queijo com carnes e legumes, fazendo sanduíches. Outra opção, que pode ser encontrada, é o hambúrguer no pão de queijo, misturando a cozinha brasileira com a norte-americana. Dá pra usar da criatividade para deixar o item ainda mais saboroso.
4. Popularização no Brasil
Um fato interessante é que o pão de queijo passou a ser um dos salgados mais consumidos no Brasil apenas na década de 1950, tornando-se um quitute apreciado nacionalmente, devido ao sabor delicioso e à riqueza nutritiva da receita (com sais minerais, lipídios, vitaminas, proteínas, carboidrato etc.). Esse é mais um motivo pelo qual o item não pode faltar no seu estabelecimento!
5. Pão de queijo internacional
Não há dúvidas de que o pão de queijo seja uma receita genuinamente brasileira, mas, devido ao uso de polvilho, ingrediente muito comum na América Latina, a nossa iguaria tem primos na Colômbia, onde existe o “pan de bono”, uma massa dura e achatada.
Já na Argentina e no Paraguai, é comum encontrar a “chipa” nas ruas, uma combinação com mandioca e especiarias, moldada em forma de “U”. Por fim, o Equador completa a família do pão de queijo com o “pan de yuca”, que, em tradução literal, seria “pão de mandioca”.
Por que e como incluir o pão de queijo na lanchonete e cafeteria?
Você já deve estar convencido sobre o pão de queijo ser uma paixão nacional. Mas por que e como incluir essa preciosidade da cozinha brasileira na sua lanchonete ou cafeteria? Inicialmente, o item não pode faltar no seu cardápio devido à demanda dos clientes, claro, e à praticidade de preparo que o produto oferece.
Para ajudar você a trabalhar com esse lanche, é importante optar por um pão de queijo com uma alta proporção de queijo, o que garante que o item dure por mais tempo na estufa, sem diminuir de tamanho ou ficar com um aspecto “borrachudo” e duro ao longo das horas de exposição aos clientes. Essa dica é válida, também, para o empreendedor evitar desperdícios e custos adicionais na produção de um pão de queijo, muitas vezes sem sabor.
Outra jeito de incluir, de forma prática e rápida, o pão de queijo em estabelecimentos do mercado food service é trabalhar com o item pré-assado, garantindo mais praticidade e agilidade no seu atendimento aos clientes. Basta, apenas, contar com fornecedores confiáveis, que entregam o produto pronto e congelado, para você estocar, aquecê-lo e vendê-lo para os clientes.
Não se esqueça, ainda, da possibilidade de oferecer diferentes tamanhos de pão de queijo (coquetel, tradicional, lanche, super lanche, e Big Lanche, por exemplo), além de uma variedade criativa de recheios e o Biscoito de Provolone. A Faleiro, única empresa do segmento a fabricar produtos para todos os momentos de consumo, tem um pão de queijo gourmet, feito com queijo canastra. Assim, entre em contato e ofereça esse produto no seu negócio!
Neste post, você descobriu as principais curiosidades e os fatos do pão de queijo, um verdadeiro tesouro da culinária brasileira. Dessa forma, donos de negócios do segmento food service devem investir no item, que pode ser feito do zero ou comprado congelado e pré-assado, o que agiliza os processos e amplia as possibilidades do produto no cardápio!
Este texto foi realmente útil para você? Em caso positivo, ajude a espalhar a história do pão de queijo. Compartilhe já este artigo com os seus amigos nas redes sociais. Eles vão adorar saber as curiosidades sobre essa comida deliciosamente brasileira!
Aproveite para conhecer os 7 tipos de salgados mais amados no Brasil e que não podem faltar no seu negócio, aqui!