Como analisar as tendências de mercado

3 minutos para ler

Gestão é um instrumento fundamental para garantir o sucesso dos negócios, especialmente em épocas de crise ou estagnação econômica ou ao analisar uma nova tendência e demanda de mercado.

Para entender como esse é um ponto primordial, vamos analisar alguns números do segmento mais profissional do mercado food service: as redes de franquias.

Esse diagrama representa o % de abertura de lojas no último ano em relação ao universo total.

O diagrama mostra a classificação de diferentes setores das franquias no Brasil, que em 2019, tinham um universo de aproximadamente 25 mil lojas.

Rapidamente é possível identificar que o mercado tem se movimentado para atender a uma demanda dos consumidores por comida saudável. A alta proporção de abertura de lojas nesse segmento sinaliza esse movimento.

Mas para abrir um negócio de sucesso, é preciso ir além dos números. O gestor deve interpretar e analisar o contexto.

A categoria que mais cresceu foi a de comida saudável, porém, na mesma proporção em que aconteceu esse crescimento, houve o fechamento de lojas dessa mesma categoria.

É necessário atender a demanda do consumidor por alimentos saudáveis, no entanto, é preciso ir além da tendência. O consumidor tem buscado produtos saudáveis, que sejam agradáveis ao paladar e prazerosos de se consumir. Aliar saudabilidade ao sabor palatável.

Aqui está o grande desafio da indústria de alimentos saudáveis na atualidade: conhecer e entender o novo mercado que lida com o comportamento das pessoas e conseguir atender às suas expectativas.

Abrir um negócio de nicho exige e requer conhecimento especializado para fazer a sua gestão. Por isso, podemos atribuir o número de fechamento de negócios à má ou precária organização das empresas.

Trabalhar com alimentação exige muita dedicação, pois todo dia é dia de venda. É um empreendimento bastante complexo que envolve produto, serviço, varejo e até mesmo logística (estoque e delivery simultaneamente).

O mercado, em geral, possui pouca preocupação com a profissionalização da gestão. É por esta razão que muitos empreendimentos fecham com pouco tempo de existência. Os números nos mostram as tendências, mas é preciso conhecer os dois lados da moeda, aprender a analisar as possibilidades e todos os dados que são disponibilizados!

Gostou deste artigo e quer receber dicas para potencializar seu negócio? Assine nossa newsletter e receba sugestões incríveis em seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe um comentário