Desempenho do mercado Food Service

4 minutos para ler

Seja ao realizar novos investimentos ou ao abrir um novo negócio, além de uma boa gestão, é preciso analisar o desempenho do mercado Food Service para se ter uma previsão e uma expectativa do sucesso das suas decisões.

Por isso, vamos analisar alguns números de faturamento e ticket médio do setor de franquias de food service e como esses gráficos podem ajudar a analisar o desempenho do seu negócio.

Resumo das taxas de crescimento de faturamento (same store sales).
*Fonte: ABF/ECD Food Service

O gráfico acima nos mostra o crescimento do setor de franquias em termos de faturamento.

Quando comparado às demais categorias, comida asiática e pizzaria tiveram um baixo desempenho de faturamento. A análise que podemos fazer com esse resultado, é que as poucas redes de franquias dessas categorias disputam muito espaço com as diversas lojas independentes já em funcionamento. Isso impacta diretamente o crescimento junto aos outros segmentos.

Outro ponto importante a se destacar é a queda no faturamento e a baixa expectativa de crescimento das sanduicherias. Curiosamente, esse foi um dos setores que mais investiu em tecnologia nos últimos tempos, como em totens de auto atendimento e pedidos feitos de forma digital. Uma das conclusões que podemos tomar a partir disso é que esse tipo de negócio ainda precisa de pessoas e contato humano. A digitalização intensa, aliada a outros fatores, pode ter resultado na queda de faturamento.

No geral, o segmento de franquias, com todos os setores cresceu 3,2%  e tem a expectativa de crescimento de 6%. Uma projeção bastante realista, em relação a média de crescimentos dos anos anteriores de 20%.

Negócios eficientes, em termos de gestão, e que sabem observar o desempenho do mercado, não podem deixar de fazer projeções e mantê-las realistas. Dessa forma, é possível analisar o sucesso do estabelecimento no longo prazo e se o caminho que está sendo seguido está certo ou não.

No entanto, o faturamento não nos diz tudo sobre o desempenho. Por isso, precisamos ir mais fundo e analisar também o ticket médio dos segmentos das redes de franquias.

Ticket médio por segmento. *Fonte: ABF/ECD Food Service

O gráfico mostra que o ticket médio das franquias em geral foi de R$ 29,36.

Os que mais cresceram em valor de ticket são negócios como cafeterias, docerias e sorveterias. Algo que essas categorias tem em comum é a motivação de compra. Quando o consumidor quer satisfazer sua vontade de tomar um cafezinho, um sorvete ou comer um doce, ele está disposto a pagar mais para consumir o produto.

Variação do ticket médio por segmentos. *Fonte: ABF/ECD Food Service

Assim como no primeiro gráfico, analisando especificamente o setor de comida asiática, percebemos que esse segmento teve um aumento percentual de 2,2%. Comparando os números dos gráficos, podemos atribuir o crescimento do faturamento desse segmento, por exemplo, ao aumento de preço e não necessariamente ao aumento de público.

Na verdade, isso é algo comum em todos os segmentos. O crescimento obtido no gráfico por faturamento foi similar ao aumento de ticket médio.

Veja só, o crescimento total em faturamento foi de 3,2% enquanto do ticket médio foi de 3,9%. Isso mostra que eles não tiveram aumento de público, e sim um crescimento baseado no aumento do ticket. Eles crescem porque estão abrindo lojas, mas não estão conquistando mais consumidores.

A partir disso, o grande desafio a ser aprendido e aplicado ao seu negócio é o de conquistar e fidelizar cada vez mais consumidores, para que seu estabelecimento possa ter um crescimento real e significativo.

O que você tem feito para conquistar cada vez mais clientes?

Analisar gráficos podem beneficiar o seu negócio! Aproveite para compartilhar esse conhecimento nas suas redes sociais e ajude mais pessoas que passam pela mesma situação. Vamos crescer juntos!

Você também pode gostar

Deixe um comentário