Estratégias omnichannel: qual o impacto para o gestor no setor food service
Conhecer as estratégias omnichannel é um diferencial para um gestor de compras no segmento food service. Uma vez que esse profissional é um dos grandes responsáveis tanto pelo sucesso do ponto de venda quanto do relacionamento com fornecedores de um negócio. Por isso, é interessante que gestores conheçam essa tendência para conseguir impulsionar o negócio e sua área.
O omnichannel é um conceito que consiste no uso de multicanais de maneira integrada, principalmente entre canais online e físicos. Essa é uma ótima estratégia para o posicionamento de marca, atraindo e fidelizando clientes, e também parceiros de negócio. Com a unificação dos canais, o cliente tem liberdade pra escolher como fazer suas compras.
A seguir, você confere as principais dicas que gestores de compras precisam saber para ter uma estratégia omnichannel eficiente. Vamos lá?
Fique de olho nos canais
Um dos equívocos muito comuns no posicionamento das marcas é achar que deve estar em todos os meios de comunicação.
Na verdade, nas estratégias omnichannel um dos pilares para a sua eficácia é a escolha dos canais adequados ao seu público, ao objetivo do negócio e aderentes aos recursos disponíveis.
A partir disso, o gestor de compras deve acompanhar como a realização de pedidos é feita e quais produtos possuem mais adesão em cada um dos canais de venda e comunicação. Afinal, o comportamento e desejo dos consumidores podem variar de acordo com o meio.
Centralize e padronize as informações
Um dos aspectos que merece destaque, porque é o coração das estratégias omnichannel, é a centralização das informações e da sua gestão. É essa qualidade que diferencia essa técnica do conceito de multicanal. A centralização da gestão garante uma experiência positiva em qualquer canal que o cliente acionar.
Esse é um detalhe de suma importância quando pensamos na jornada de compra. Afinal, cada perfil tem mais familiaridade com um tipo de canal, e interfere na sua conversão de vendas. Além disso, os consumidores podem optar por acessar canais diferentes de acordo com o local e os recursos disponíveis no momento.
Então, mais do que ter a centralização da gestão dos seus canais de interações, é importante que as informações estejam alinhadas e presentes nos canais adequados.
Assim, por meio de uma API (Applications Protocol Interface, ou Interface de Programação de Aplicação) as interações são centralizadas em um mesmo local. Isso facilita as respostas do atendimento e cria um histórico do relacionamento de cada cliente e também, de cada fornecedor com o negócio.
Usar os canais para atrair e criar relacionamento com fornecedores é muito interessante. Basta seguir a mesma estratégia, mas focando no desenvolvimento de parcerias de sucesso. Utilizando os recursos para facilitar a comunicação e controle de contratos, pedidos e estoque.
Isso é importante para garantir a eficiência da operação como um todo, evitando desperdícios e atuando para aproveitar oportunidades de preços especiais. Assim, é um recurso para a sustentabilidade das relações com os stakeholders do negócio.
Tenha integração entre os setores
De nada adianta uma estratégia omnichannel eficiente para os clientes quando a mesma integração não acontece internamente entre os setores da empresa. A jornada fluída dos canais deve servir não só para melhorar a experiência do consumidor, mas para otimizar a comunicação e atribuições dos setores.
O maior desafio das empresas é saber implantar a estratégia de maneira efetiva. Afinal, quando os setores não possuem uma comunicação alinhada aos objetivos da empresa ou dos canais de venda, erros e falhas podem acontecer.
Por isso, é necessário integrar os canais de maneira alinhada entre todos os setores envolvidos. Apenas assim o atendimento em multicanais irá funcionar conforme o planejado.
Padronize os produtos da marca
Você já viu que a padronização da comunicação da marca é um dos pilares das estratégias omnichannel. Mas, sabia que isso também vale para os produtos e serviços do negócio?
Já imaginou por que marcas como McDonalds e Starbucks fazem tanto sucesso? Elas têm produtos e serviços padronizados. Ou seja, em qualquer loja que o cliente entrar, ela vai se identificar com o local e com o sabor dos lanches oferecidos.
Assim, ter um fornecedor único para alguns tipos de alimentos é uma decisão estratégica e inteligente para o negócio. Isso ajuda tanto a garantir a qualidade quanto facilita a gestão.
Um exemplo são os salgados da lanchonete ou da cafeteria. Um fornecedor que atua especificamente nesse tipo de produto tende a ter um padrão de qualidade já consolidado.
Além do mais, essa padronização facilita o processo de compra e recompra de produtos para o estoque das lojas, fortalecendo a máxima disponibilidade.
Mais do que seguir a tendências das estratégias omnichannel, é fundamental que o gestor de compras acerte na hora de selecionar as parcerias do seu negócio. Nesse sentido, acreditamos que a Faleiro é o parceiro que você está buscando.
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