O que fazer para aumentar a fidelização de clientes?
Buscar a fidelização de clientes é uma forma de aumentar o faturamento e manter uma frequência constante nas vendas.
Consumidores satisfeitos e bem atendidos falarão bem do seu estabelecimento, indicarão para outras pessoas e amigos e podem até mesmo compartilhar suas experiências nas redes sociais — atraindo mais clientes para o seu negócio.
Por isso, a melhor forma de conseguir manter um faturamento constante no negócio é investir na retenção de clientes.
Quer saber como chegar lá? Vamos crescer juntos: veja as dicas que preparamos para você!
Foque na experiência para ter fidelização de clientes
Imagine entrar em um estabelecimento agradável, considerando o cheiro, a decoração, a música e a limpeza. Você se sente bem ali dentro, o que faz com que permaneça mais tempo e até mesmo consuma mais.
Já passou por alguma situação semelhante? Ambientes barulhentos, sujos, desorganizados, com forte cheiro de fritura fazem com que as pessoas não se sintam confortáveis naquele lugar.
Cuidar do ambiente é apenas uma forma de proporcionar uma experiência única para o consumidor. Quando o espaço é agradável, ele sente que pode ter bons momentos ali, relaxar e até convidar outras pessoas.
Então, uma boa maneira de conquistar a fidelização de clientes é investir na experiência, o que pode incluir:
- decoração do ambiente;
- atendimento personalizado;
- promoções e combos;
- wi-fi gratuito.
Invista no bom atendimento
É muito importante oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.
Trabalhar com equipes reduzidas facilita em estabelecer um padrão de atendimento. Todos os envolvidos no atendimento precisam conhecer os produtos oferecidos para esclarecer dúvidas dos clientes e, até mesmo, sugerir boas combinações para o lanche.
Ofereça produtos de qualidade
Embora ambiente e atendimento sejam muito importantes, não podemos esquecer que o cliente busca sempre por bons produtos.
Lembre-se de que o visual do ambiente e a qualidade do atendimento faz com que o cliente tenha a mesma expectativa em relação aos produtos.
Por isso, é importante que você conheça diferentes fornecedores, teste os produtos e converse com os clientes sobre o que acham dos produtos. Assim você terá maior taxa de sucesso de vendas. É importante oferecer ao cliente aquilo que ele procura.
Hoje, os clientes estão dispostos a pagar mais por uma boa experiência de compra e de consumo —desde que suas expectativas sejam atendidas. Portanto, ofereça um bom produto que justifique o preço cobrado.
Entre para as redes sociais
Pesquisas de mercado, mostram que 62% da população (mais que a metade das pessoas), utiliza as redes sociais para acompanhar informações de empresas — como promoções e lançamentos. As principais redes sociais utilizadas são Facebook, Instagram e WhatsApp.
Sendo assim, essas são excelentes ferramentas gratuitas para você conseguir atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Esses canais são formas práticas, rápidas e eficientes de falar diretamente com seu consumidor.
Relacionamento com o cliente é a chave para o sucesso. As redes sociais são ótimas para compartilhar dicas, falar sobre o cardápio, mostrar fotos dos colaboradores e chamar a atenção para o seu negócio.
Com o seu celular, você consegue fazer fotos atrativas que vão despertar curiosidade e atrair pessoas para o seu estabelecimento. A melhor parte é que você pode fazer isso tudo sem gastar nada: basta ter um celular com câmera e bastante criatividade para criar conteúdos incríveis para seus seguidores.
Além disso, existem diversas ferramentas que podem te auxiliar: seja para editar suas fotos, seja para criar posts personalizados com montagens.
Também não esqueça de registrar o seu endereço comercial no Google. Assim, os clientes poderão tirar fotos, marcar o seu negócio e fazer uma divulgação gratuita da sua loja nas redes sociais para inúmeras pessoas.
Você ainda pode investir em anúncios pagos para ampliar o alcance das suas publicações e atrair mais pessoas para o estabelecimento. Você não precisa investir muito dinheiro com isso: R$30,00 por mês, por exemplo, podem aumentar muito o número de pessoas que visualizarão o perfil da sua empresa.
Crie campanhas promocionais
Você pode escolher um ou dois dias da semana para fazer uma promoção no estilo “compre um pão de queijo e ganhe um café”, por exemplo — seguindo uma oferta promocional mais tradicional.
Outra forma de buscar a fidelização de clientes é o uso de estratégias como cartão fidelidade. Você oferece ao seu cliente um cartãozinho onde ele acumulará pontos a cada compra no seu estabelecimento. Assim, a cada 10 pontos o consumidor pode receber um brinde ou um lanche grátis. Dessa forma, a chance de recompra é muito maior, pois o cliente percebe vantagem de voltar na sua loja.
Utilize a criatividade e o conhecimento sobre o seu negócio para criar suas promoções!
Comunique com o seu cliente
Uma forma de fazer isso, é cadastrar informações do cliente — como e-mail e WhatsApp. Pergunte a ele se há interesse em receber dicas, promoções do dia, novidades do cardápio e ofertas exclusivas, por exemplo. Assim, torna-se possível comunicar-se com os clientes e despertar interesse para que ele vá ao seu estabelecimento mais vezes.
Um bom exemplo disso é que com uma lista de clientes você consegue enviar uma mensagem às 7 da manhã, convidando-os a irem até à lanchonete para comprar um delicioso pão de queijo quentinho que acabou de sair do forno.
É importante lembrar que qualquer canal de comunicação com o cliente precisa ser acompanhado. É necessário dedicar um tempo por dia para olhar as mensagens e responder as pessoas. Quando elas pedem alguma informação é porque estão interessadas no seu produto e podem se transformar em excelentes clientes.
Ouça seu cliente
Procure criar espaços para ouvir a opinião do cliente. As pessoas gostam de se sentir valorizadas e terem sua opinião ouvida.
Fazer perguntas pode estimulá-las a falar o que acham sobre seu estabelecimento. Portanto, não tenha medo de receber uma crítica e receba bem quaisquer comentários dos seus consumidores, pois eles são grandes oportunidades de melhoria para o seu negócio.
Você pode criar diferentes formas para receber essas opiniões:
- envio de um e-mail com algumas perguntas;
- deixar uma caixinha de sugestões no estabelecimento;
- disponibilizar um número de WhatsApp;
- fazer o questionamento no momento em que o cliente está saindo da loja (como quando ele está pagando a conta), entre outros.
Mostre para o cliente que você está preocupado em agradá-lo e deixar o serviço ainda melhor. Isso aumenta muito as oportunidades de fidelização;
Há muito trabalho a ser feito para ampliar o seu percentual de fidelização de clientes, correto? Aproveite para colocar essas dicas em prática e veja as suas vendas aumentarem com o passar do tempo!
Não se esqueça de que um empreendedor precisa sempre se manter atualizado sobre as tendências do mercado. Há sempre um produto novo, um parceiro estratégico, uma decoração diferente ou uma tecnologia mais moderna para implementar no estabelecimento e levar um serviço ainda melhor para o seu cliente.
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