Food service: o guia completo para ter sucesso
Trabalhar no segmento food service pode ser uma boa opção para quem está buscando investir em um negócio.
O segredo do sucesso no setor é ter dedicação e buscar sempre o aprendizado. Como o segmento de alimentação está sempre passando por diversas transformações, o empreendedor precisa estar por dentro de todas as novidades para não perder espaço no mercado.
Pensando em você, empreendedor do segmento food service, fizemos este guia completo para que você saiba como é possível direcionar o seu negócio rumo ao sucesso! Tenha uma boa leitura!
As tendências do Food Service
Todos os outros segmentos tiveram que passar por mudanças repentinas no último ano, principalmente em decorrência da pandemia Covid-19. Com as dificuldades do mercado em geral, o segmento está cada dia mais profissional: isso quer dizer que até empreendedores de negócios de pequeno porte estão investindo mais em soluções estratégicas para seus negócios.
O food service está seguindo as tendências de consumo e se adequando às necessidades dos clientes. Conceitos de sustentabilidade e vida saudável estão entre as principais demandas dos consumidores, que entendem eles como diferenciais na sua experiência como clientes. Abaixo, confira as principais tendências do food service atualmente!
Foco na experiência do cliente
Um estudo feito pelo Neoassist, empresa pioneira em tecnologia de atendimento ao cliente, mostra que 20% da clientela está disposta a pagar mais por uma experiência diferenciada. Por isso, a experiência do cliente é uma tendência, mas como aplicar essa estratégia no segmento de food service? Independentemente do tamanho do seu negócio, há algumas boas práticas que podem ser adotadas.
Por meio das sensações é possível criar um elo com os seus clientes e fidelizá-los. Usar da sonorização e ter cuidado com a organização e limpeza do estabelecimento é uma forma de fazer com que o consumidor se sinta confortável, tenha uma boa experiência e volte a consumir no seu negócio.
Investimento em produtos congelados
O investimento em produtos congelados é uma das grandes tendências para 2020 e 2021! Segundo dados divulgados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o mercado de alimentos congelados cresceu 85%, entre os anos de 2013 e 2019.
Otimizar os custos, potencializar a produtividade, garantir a segurança dos alimentos e oferecer qualidade para os seus clientes é um dos principais desafios para os empreendedores do segmento de food service. No entanto, isso é possível ao contar com um fornecedor de produtos prontos e congelados que seja, de fato, parceiro do seu negócio.
Uso de alimentos saudáveis
A FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em 2018, divulgou o estudo “A Mesa dos Brasileiros”, 70% dos entrevistados afirmam que pagariam mais por um alimento mais saudável. Muitos empreendedores têm receio de colocar na estufa os salgados integrais por serem mais caros ou optam por produtos com conservantes e custos mais baixos. Contudo, como você pode perceber, esse é um ponto que o público que interessa ao público.
No entanto, lembre-se que é primordial realizar uma análise prévia do tipo de público que você está atendendo. Dependendo, pode ser que esse tipo de alimento realmente não seja a preferência deles.
O ideal é você conhecer bem o seu negócio, conversar com seus clientes para entender mais sobre o que eles esperam dos produtos. Somente assim é possível acertar na escolha dos alimentos que farão parte do seu cardápio. Fique sempre atento às novidades do segmento para não perder uma boa oportunidade!
Variedade e sortimento do cardápio
Os clientes buscam locais em que eles tenham o poder da escolha. Por isso, ter um cardápio variado agrega valor ao seu negócio. Mas, calma! Não saia atirando para todo lado! Entenda qual o tipo de público que você vai trabalhar, considerando sua localização e segmento. Avalie a capacidade da sua estrutura e, a partir daí, desenvolva um cardápio.
Se você trabalha com uma loja alugada, o mais interessante é explorar ao máximo a capacidade produtiva para “compensar” o investimento no aluguel. Estude se a região tem demanda por café da manhã, lanche da tarde e, se for o caso, jantar.
Invista na variedade de opções do seu cardápio, mas avaliando o retorno dessa ação. Por exemplo, se você tem uma lanchonete, pode oferecer diversas alternativas de refeições no cardápio sem que precise de um alto investimento para isso. Se organize para que o valor desses produtos seja repassado para o cliente — é preciso cautela para que essa ação seja eficaz.
As melhores oportunidades para food service
Acima falamos sobre como é importante conhecer o segmento de food service que você quer atuar e o perfil do público-alvo da região que o seu negócio vai atender. Porém, você sabe quais são as melhores oportunidades para food service? Pensando nisso, separamos algumas para quem quer empreender ou inovar no negócio já existente. Confira, agora!
Mercado de alimentação no pós-pandemia
Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2019, mostram que os brasileiros consomem um terço da sua renda com a alimentação fora de casa. Em contrapartida, um estudo desenvolvido pela empresa Salesforce, destaca que 89% dos brasileiros entrevistados consideram a experiência tão importante quanto os produtos.
Isso significa que os clientes estão mais exigentes e conscientes. Sendo assim, na hora de gastar com comida na rua, o consumidor está valorizando mais o seu dinheiro. Ou seja, ele não deixa de comprar, mas seleciona com mais critério em qual estabelecimento vai fazer a sua refeição.
Na hora de apostar no segmento da alimentação, considere as mudanças do comportamento do consumidor brasileiro. A tendência é que muitas empresas mantenham o home office (trabalho remoto).
Com isso, o vale-alimentação e refeição das pessoas pode sofrer alterações, gerando mais oportunidades de consumo de alimentos por delivery. Para se ter uma ideia, empresas do mercado alimentício contrataram, juntas, mais de 8 mil profissionais durante a pandemia.
A concorrência no segmento food service é alta, por isso, faça o seu negócio ser visto! Marque presença digital nas redes sociais, principalmente no Instagram. Não se esqueça que o “boca a boca” é uma ótima propaganda.
Franquias no segmento alimentício
Uma prévia apresentada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), em janeiro deste ano, mostrou que um crescimento de 6,9% do segmento de franquias, sendo que o setor alimentício é um dos responsáveis por elevar esse indicador.
Ser um franqueado de alguma marca de food service é uma ótima opção para quem quer investir. Para ter sucesso nessa empreitada, opte por instalar a sua franquia em um local que está em ascensão.
Medidas de combate a sazonalidade
Você sabe o que é sazonalidade? Esse termo diz respeito a tudo o que é temporário. Um dos grandes desafios de qualquer negócio é saber, de fato, o que é temporário ou não. Logicamente, há épocas em que o movimento costuma ser maior, como em datas comemorativas, ou menor, como no período de férias.
No entanto, há outros fatores que definem uma situação temporária e nem sempre os empreendedores estão aptos a perceberem esse movimento. Um bom investidor não deposita o sucesso do seu negócio na sazonalidade, ou seja, ele não fica restrito ao “movimento de rua”.
Estratégias comerciais são fundamentais para garantir um faturamento mínimo para o seu estabelecimento. Uma dica preciosa é apostar em convênios com outras empresas, seja oferecendo descontos ou fechando pacotes de prestação de serviços alimentícios. Eles podem ser: almoço, reuniões ou, até mesmo, atendendo pequenos eventos corporativos.
Falando em sazonalidade, é importante que o empreendedor esteja acompanhando sempre a economia. Principalmente os dados do segmento e dos setores que fornecem insumos para o food service, como a agricultura e a pecuária. Estar ciente do desempenho das safras e das projeções é a melhor forma para se preparar para possíveis aumentos de custos.
Investimento na proposta Dark Kitchen
Uma pesquisa feita pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), indica que o segmento de delivery fatura, em média, 11 bilhões de reais por ano. O “boom” dos aplicativos para entrega de refeições está sendo responsável por um movimento interessante: a ascensão das dark kitchens (cozinhas fantasmas).
Elas são modelos de negócio food service em que o estabelecimento não tem um salão, ele funciona apenas para realizar entregas. As cozinhas fantasmas podem funcionar de duas formas: várias empresas dividem uma mesma estrutura ou é individual.
Para quem quer começar no setor, mas ainda não tem muita experiência, essa modalidade de negócio é muito interessante. Quando o restaurante trabalha com um espaço para atendimento ao cliente, ele precisa fazer muito mais investimentos, tanto para a estrutura local como em funcionários para fazer o atendimento.
Por isso, as dark kitchens podem ser a melhor forma de você ingressar no mercado de food service e adquirir conhecimento. Com o aprendizado, quem sabe você possa investir mais no segmento e ter um espaço para atendimento ao cliente in loco?
Categoria de food service que mais se destaca
De acordo com o dado mais atualizado disponibilizado pela ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), as vendas do mercado de alimentos e de bebidas para food service cresceu 4,3% em 2018. Com esse e os outros indicadores apresentados, vemos que o segmento está vivenciando um momento positivo, mesmo em tempo de crise.
A categoria de fast food (comida rápida) é a que mais cresce no segmento de food service no Brasil, conforme a pesquisa CREST. Geralmente, as pessoas costumam achar que fast food é somente os lanches rápidos, como sanduíches. Porém, qualquer tipo de alimentação que seja preparada fora de casa e em um curto espaço de tempo se encaixa no conceito.
O mercado de comida rápida é marcado pela característica de predominar franquias no segmento, reforçando que elas são uma tendência para 2020. Dentro dessa categoria, as opções de comidas saudáveis e até mesmo as vegetarianas estão caindo no gosto dos consumidores.
Os dados do mercado food service no Brasil
Até agora, você pode perceber que o segmento de food service no Brasil é um bom mercado, com várias possibilidades, não é verdade? Para deixar mais clara a importância dele na economia e como ele pode ser a sua opção de empreendedorismo, confira, abaixo, mais alguns dados sobre o setor:
- 1/4 da população consome alimentos e bebidas fora de casa, conforme a CREST;
- a maior parte dos consumidores estão fazendo pesquisas antes de comprar e priorizando refeições em promoção, motivados pela crise, segundo o estudo “A Mesa dos Brasileiros”;
- 80% dos consumidores de food service são considerados dentro do perfil “ocupados”, ou seja, são trabalhadores formais e informais, que geram renda familiar.
Os queridinhos do segmento de food service
Você sabe qual é o diferencial de grandes marcas de sucesso? Elas conciliam atendimento, qualidade e agilidade. Além da qualidade do alimento, elas têm um padrão de marca e atendimento.
O mercado tem muitos cases de sucesso que você pode se inspirar ou, até mesmo, optar por se tornar um franqueado. No entanto, se você estiver começando no segmento de food service, sendo micro ou pequeno empreendedor, também pode colocar em prática algumas estratégias queridinhas dos consumidores. Confira, agora!
Oferta de serviços diferenciados para os clientes
O interessante para restaurantes e lanchonetes é ter uma variedade de produtos considerados básicos no segmento, como salgados, refrigerantes, doces, sucos, etc. No entanto, é um diferencial oferecer produtos incomuns, que podem ou não ser a especialização da casa, como ter produtos da culinária italiana ou árabe.
Aqueles que conseguem oferecer salgados de qualidade e com sabor caseiro têm um diferencial importantíssimo. Muitas vezes, o empresário adquire produtos inferiores e isso afasta a clientela. Quando os salgados são saborosos o cliente paga mais pelo produto sem hesitar. Afinal, a qualidade fez o dinheiro gasto “valer a pena”.
Investimento em ações de encantamento
As ações de encantamento são um conjunto de boas práticas. Elas vão desde a escolha do seu cardápio, de qual fornecedor será parceiro do seu negócio, estrutura da loja, até a qualidade do atendimento etc.
Por isso, o primeiro passo para pôr em prática o encantamento dos clientes é mapear os seus processos e ver o que eles precisam ser melhorados. Outra dica é investir em um programa de fidelidade para os seus clientes e em ações de marketing, com campanhas em datas festivas, oferecendo um cardápio típico ou promoções.
Uma dica simples e muito eficiente é apostar na personalização do atendimento. Treine bem a sua equipe para ser referência no atendimento. Quando um consumidor vai a um estabelecimento na primeira vez e é bem atendido, ele tem grandes chances de voltar a consumir no local.
Depois disso, use da simpatia para perceber informações do cliente, como o seu nome, e observar padrões, como a bebida que ele sempre pede. Esses detalhes fazem a diferença e ajudam o seu negócio a criar um elo com os consumidores.
Uso recorrente de pesquisas de satisfação
Para poder melhorar o serviço prestado é primordial não ter receio de conhecer a opinião dos clientes. O ideal é nunca fazer perguntas diretamente para o cliente, isso pode constrangê-lo e por ser uma abordagem mais “agressiva”, na maior parte das vezes o cliente não vai ser sincero.
Por isso, o ideal é disponibilizar uma caixa de acrílico para que seus consumidores possam depositar um papel com a opinião sobre o atendimento. Incentive a ação e deixe o consumidor à vontade para contribuir, seja a experiência positiva ou negativa.
Aposta em ações focadas no ambiente digital
Um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que 74,9% dos domicílios têm acesso à Internet. Ao mesmo tempo, o celular está presente em quase 94% dos lares brasileiros. Isso reforça o poder do ambiente digital na atualidade e como é essencial usar esse meio para fortalecer o seu negócio.
Outro dado que reforça isso é o crescimento dos pedidos feitos via aplicativos, como o Ifood e o Uber Eats. Em 2018, a marca divulgou um relatório com os seus principais números. O mais impressionante é o crescimento de mais de 100% de pedidos em relação ao ano de 2017.
Por esses motivos, ter presença digital é fundamental para o seu negócio. Uma dica é criar perfis nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram. Além disso, ter parcerias com aplicativos de delivery é quase que inevitável atualmente.
Fortalecimento de ações de higiene e profilaxia
Os cuidados com a manipulação dos alimentos sempre foi uma das principais preocupação dos consumidores na hora de comprar. Muitas pessoas só consomem produtos alimentícios quando confiem na qualidade da sua produção. Quando pensamos em refeições esse critério é redobrado.
Com a pandemia da Covid-19, um dos pontos que mais sofreu impacto nas rotinas de prestadores de serviços alimentícios é garantir que os seus alimentos não estão expostos à qualquer risco de contaminação. Nesse sentido, reveja o seu processo de produção e implemente ações para aumentar o controle e a qualidade dos seus produtos.
Capacite a sua equipe para que ela esteja apta a reproduzir as boas práticas de higiene e profilaxia na manipulação de alimentos, e aposte na compra de alimentos congelados que garantem a segurança do alimento. Além disso, compartilhe as suas ações com os seus clientes. Divulgue as medidas implementadas nas redes sociais, e fortaleça, assim, a credibilidade dos seus produtos.
As dicas para ter sucesso no food service
Com este artigo especial, você já pôde conhecer algumas boas práticas fundamentais para se alcançar o sucesso no segmento de food service. Mas, vale reforçar algumas dicas:
- busque sempre se informar sobre o setor;
- valorize quem trabalha com você;
- conheça bem os seus fornecedores;
- tenha uma rotina;
- seja resiliente.
Trabalhar no mercado de alimentação não é fácil: é preciso consciência de que é essencial trabalho duro e que o retorno vem a longo prazo. Mas, além dessas dicas, a principal é organizar seu tempo para ter qualidade de vida.
Sabemos que o dia a dia de quem trabalha no segmento de food service é muito corrido, porém, tente melhorar a gestão de tempo para tornar as atividades mais produtivas e conseguir ler mais conteúdos sobre a área.
Com esse guia especial sobre food service que fizemos para você, com certeza, está pronto para ir em direção ao sucesso, não é verdade?
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