Como tirar boas fotos de salgados para as redes sociais?

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As redes sociais são excelentes canais para criar um relacionamento com os clientes e vender mais. O Instagram é a plataforma preferida de restaurantes e lanchonetes, pois ele valoriza muito as boas imagens.

No final de 2018, mais de 64 milhões de brasileiros já utilizavam o Instagram para se comunicar e compartilhar informações de suas vidas ou dos seus estabelecimentos comerciais. Logo, ele certamente pode contribuir para aumentar as vendas do seu negócio.

Não sabe como atrair os olhos dos clientes pelas fotos das suas redes sociais? Preparamos algumas dicas para você criar fotos de salgados e chamar a atenção dos seus clientes nesses canais. Vamos conferir?

Use uma iluminação natural

As melhores fotos de comidas para as redes sociais são aquelas que utilizam a luz natural. Sendo assim, escolha um horário do dia em que sua lanchonete recebe bastante luz do sol. Vá até uma janela ou a porta do estabelecimento e tire suas fotos com a iluminação que vem de fora.

Limpe a câmera do celular

Antes de tirar qualquer foto, lembre-se sempre de limpar a câmera do seu celular. Muitas vezes, encostamos em objetos e tecidos na lente da câmera, e ela não fica com a imagem tão nítida. Utilize um pano seco para fazer a limpeza e teste com uma foto. Se não houver manchas ou riscos, ela estará pronta para você criar aquela imagem incrível e caprichar no seu post.

Escolha um fundo bonito

Um dos segredos para fazer fotos de comidas para redes sociais é a escolha do fundo. Se você optar por colocar o lanche sobre a mesa, pode adicionar uma toalha bonita, por exemplo. Se a própria mesa for de madeira e estiver limpa, ela pode servir como um ótimo fundo para a foto.

Também é possível melhorar o ambiente ao acrescentar alguns elementos na imagem, como um prato bonito e limpo, uma tábua de corte de madeira ou um jogo americano. Tudo dependerá do que você tem à disposição para complementar a foto do seu lanche.

Evite usar flash

O flash é uma iluminação artificial da câmera do celular e pode não favorecer a foto da comida. Ele acaba criando sombras e brilhos que tiram a cor natural do produto, deixando-o com um aspecto estranho. Por isso, valorize a luz natural e esqueça do botão de flash da sua câmera.

Também procure aproximar-se do lanche quando quiser fazer uma foto de perto, pois o zoom pode prejudicar a qualidade da sua imagem.

Teste diferentes ângulos

A foto perfeita provavelmente não sairá no primeiro clique. É importante testar diferentes ângulos para fazer um food styling caprichado. Afinal, a ideia é gerar no consumidor a vontade de comprar o produto na hora.

Procure acessar algumas páginas do Instagram para ver como outras pessoas fazem suas fotos de comidas. A @helenamazza compartilha diferentes receitas em sua página pessoal, pois seu foco de trabalho são as fotos dos alimentos. Outra opção é digitar a hashtag #foodstylist no Instagram e procurar fotos marcadas com esse termo.

As imagens de outras pessoas servirão de inspiração para criar imagens incríveis dos seus lanches. E quanto mais atraentes forem as fotos, maiores serão as chances de vender os produtos.

Chame atenção para o lanche

Cada alimento pode exigir uma atenção diferente na hora de elaborar a foto para as redes sociais. Uma coxinha, por exemplo, pode aparecer partida ao meio para mostrar todo o recheio que tem dentro. Já um pão de queijo pode vir acompanhado de várias unidades ou, então, aparecer em um belo prato com uma xícara de café.

A ideia é criar uma foto que faça o cliente salivar e ter o desejo de comprar o produto na mesma hora. Então, pense em características que contribuem com sua foto, mas não se esqueça de direcionar a atenção para o lanche principal.

Separamos algumas páginas em que você pode inspirar-se nas imagens para criar aquela foto incrível. Veja os perfis: @saborecia , @urbecafebar , @noetecafeclube .

Nada impede que, às vezes, você faça uma foto sua segurando uma coxinha na mão, ou mesmo de um cliente levando e saboreando seus salgados. Use a criatividade e pense no que pode chamar a atenção das pessoas para comprarem seus produtos.

Use hashtags para publicar as fotos de salgados nas redes sociais

Esse é um detalhe que muitos donos de cafeterias e lanchonetes não dão atenção, mas que pode fazer muita diferença na hora de compartilhar produtos no Instagram. As hashtags – ou seja, palavras com o sinal # ao lado – são usadas para unir todos os produtos semelhantes no mesmo local, como se fosse um filtro.

Assim, se um consumidor faz uma pesquisa por determinada palavra que você escreveu com a #, a pessoa pode encontrar seu estabelecimento no Instagram por meio daquele post. Logo, procure usar palavras que fazem sentido com o que está dizendo, com sua localização e o segmento de mercado.

Por exemplo: uma lanchonete localizada no centro de Belo Horizonte pode usar hashtags como: #centrobh , #lanches , #salgados, #paodequeijo , #cafebh, entre outras.

Lembre-se de utilizar um perfil comercial no Instagram para poder manter uma relação de negócios com os clientes. Isso também possibilita a criação de anúncios dos seus produtos para atrair mais consumidores para seu estabelecimento.

Dica extra

Depois de criar seu perfil nas redes sociais e compartilhar fotos incríveis, fique preparado para começar a vender pela internet. Você já pode começar a planejar como será o serviço de entrega de comida, pois essa é uma forma de consumo que está aumentando cada vez mais (principalmente depois dos casos de coronavírus).

Pronto! Agora você já sabe como criar incríveis fotos de salgados para redes sociais. Aproveite para testar essas práticas ainda hoje e comece a divulgar seu trabalho na internet. Inspire-se nos exemplos que mostramos ao longo do texto, mas não deixe de usar sua criatividade para fazer ainda melhor!

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