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Gestão de negócios

Como fazer a gestão de custos de seu negócio? Entenda aqui!

Publicado por Faleiro em junho 18, 2020 | Atualizado em julho 6, 2020
6 minutos para ler

Mesmo que o seu comércio seja pequeno, e você não tenha uma equipe, para melhorar suas vendas e seus resultados, é preciso manter o controle financeiro na rédea curta. Por isso, é fundamental saber o que é gestão de custos e como fazer isso em sua lanchonete ou cafeteria.

Até porque a saúde financeira de um negócio está diretamente ligada à capacidade de controlar todos os recursos que entram e saem a todo instante. Afinal, vender, ganhar dinheiro e crescer é muito bom, mas saber exatamente para onde esse dinheiro está indo é melhor ainda.

Neste post, mostraremos algumas formas muito práticas de fazer um controle financeiro eficiente e uma boa gestão de custos quando se tem um negócio atrelado ao setor de food service. Continue a leitura e confira!

Anote todas as saídas e entradas do negócio

Sua lanchonete pode até ser a menor da região, porém, mesmo assim, ela terá custos relacionados à aquisição de mercadorias, insumos, matéria-prima, produtos descartáveis e embalagens ou, até mesmo, às taxas e aos impostos necessários para abrir e manter o seu estabelecimento comercial. Assim sendo, identificar os recebimentos e os gastos de sua empresa é a forma mais indicada para mantê-la viva e saudável.

Para tanto, anote todas as saídas e entradas do negócio, de preferência, separando os custos variáveis dos fixos. Essa é a melhor maneira de enxergar a saúde financeira da sua loja, além de contar com o seu senso crítico para perceber em que momento algumas despesas estão sendo desnecessárias e ter pulso firme para cortá-las se for preciso.

Tocar bem um negócio demanda muito mais do que simplesmente aumentar as vendas e a receita. Em determinados momentos da economia, como o que vivemos agora em função da pandemia do coronavírus, reduzir seus gastos pode ser até mais fácil do que ir em busca de mais ganhos. Nesse sentido, é fundamental saber o que entra e o que sai de forma precisa para ter o devido equilíbrio.

Conceito de custos fixos e variáveis

Podemos chamar de despesas fixas aquelas que não têm ligação direta com o custo da mercadoria. Isso significa que, não importa se você vende 10 ou 100 unidades de um salgado, por exemplo, esses gastos não mudam. Por sua vez, de acordo com a procura, os custos variáveis podem ser diferentes durante os processos de preparação ou disponibilização dos itens, como ocorre com o uso de gás e energia.

Por outro lado, a conta da internet, os salários e o aluguel do prédio são exemplos de custos fixos. Já os impostos, os gastos com manutenções de emergência e as horas extras de funcionários (se for o seu caso) são típicas despesas variáveis. Quando você sabe diferenciar esses dois tipos de custos, isso ajuda a antecipar e minimizar os impactos dos diversos tipos de gastos, e, assim, o seu negócio também ganha mais eficiência na gestão.

No mesmo sentido, você também passa a ter a consciência de que o valor de insumos, mão de obra, matérias-primas e custos fixos afeta diretamente o bom andamento da sua empresa.

Separe as contas da pessoa jurídica e física

Muitos donos de lanchonete cometem um erro que pode ser fatal para o negócio: misturam as contas pessoais com as da empresa. Se você não separa a pessoa jurídica da física, é praticamente impossível saber quanto o seu negócio fatura, quais são os custos do estabelecimento e quais são os pessoais, assim como qual é o seu “salário”, ou seja, de quanto são as suas retiradas mensais.

Por exemplo, incluir o boleto da mensalidade da escola dos filhos junto com outras contas, como as de água e luz da loja, na hora de fazer os pagamentos da empresa, gera uma grande confusão. No fim das contas, você corre o risco de ficar sem saber o que é custo do negócio e o que é “salário do dono”.

Agir assim é muito perigoso para o controle financeiro de um modo geral. A verdade é que a melhor maneira de gerenciar todos os recursos com mais eficiência é não cair na besteira de misturar as duas coisas.

Faça projeções e estimativas financeiras

Quando você faz uma boa gestão de custos, quer dizer que você tem maior controle financeiro da movimentação de recursos da lanchonete. Isso porque é possível planejar um negócio de entrega de alimentos, por exemplo, fazendo projeções, avaliando a real viabilidade de um novo serviço e estimativas mais confiáveis – seja da atual situação da empresa, seja de longo prazo.

Além disso, também dá para classificar todas as despesas, estabelecer objetivos e metas, melhorar os processos e a gestão de recursos, principalmente. Para isso, não deixe de registrar absolutamente todos os gastos, porque só assim você terá a chance de identificar despesas desnecessárias e outros aspectos que merecem um foco especial, ou seja, aqueles que estão ligados ao maior volume de vendas ou à qualidade.

Utilize um software de gestão

Contar com o apoio da tecnologia não precisa ser algo difícil ou fora do seu alcance. Pelo contrário, é uma forma muito simples de aperfeiçoar a gestão de custos, principalmente no intuito de evitar erros nas avaliações e de minimizar os riscos do negócio.

Afinal, quando o assunto é controle financeiro, todo cuidado é pouco. Além disso, o uso de sistemas gratuitos como o MarketUP, para gerir seu negócio no mercado de food service por você, traz os seguintes benefícios:

  • aumenta a eficiência;
  • alavanca as vendas;
  • melhora os lucros;
  • permite uma análise melhor dos gastos, encontrando desperdícios e outras necessidades, muitas vezes, mais baratas;
  • equilibra ganhos e gastos, principalmente os custos fixos.

Por fim, é preciso compreender que passamos por momentos em que já não há mais espaço para cometer erros e correr riscos desnecessários. Nesse sentido, cuidar de perto da gestão de custos por meio de um bom controle financeiro é algo capaz de fazer qualquer negócio crescer e obter mais lucros.

Então, este post foi útil para aumentar ainda mais os seus conhecimentos? Se você acredita que sim e quer receber todas as nossas atualizações em primeira mão, assine, agora mesmo, a nossa newsletter!

 

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