Como implementar uma gestão de metas eficaz no setor food service? Entenda!
Gestão de metas é um conceito que deve ser aproveitado pelo gestor de compras e outros líderes de um negócio do ramo de food service para otimizar a empresa, alavancar seus resultados e melhorar a tomada de decisão. Basicamente, esse é um processo que determina o que deve ser alcançado pelos colaboradores e líderes em determinado período de tempo.
Quando essa atividade é realizada adequadamente, é possível determinar metas mais vantajosas, ambiciosas e alcançáveis simultaneamente. Por isso, investir em uma boa gestão de metas é crucial para que supermercadistas, lojas de conveniência e panificadoras de médio ou grande porte desenvolvam-se e sobrevivam no mercado.
Práticas para implementar uma boa gestão de metas
Existem inúmeras estratégias que podem ser aplicadas para implementar a gestão de metas, mas as orientações seguintes são direcionados para profissionais com experiência na função de gestor de compras.
Defina os indicadores de performance
Indicadores-chave de performance (KPIs) são dados mensuráveis que demonstram a eficiência da condução das estratégias de uma empresa. Eles são aplicados antes, durante e após o cumprimento das metas, servindo para medir os resultados, os objetivos e as metas alcançadas.
Eles podem ser divididos de acordo com o nível administrativo do negócio (operacional, tático e administrativo), sendo que o gestor de compras da rede de lojas deve aplicar as métricas adequadas de acordo com cada nível.
Operacionais
Utilizados para trazer informações claras e detalhadas para a tomada de decisões cotidianas. Normalmente, eles envolvem fórmulas com dados de variadas origens. Alguns deles são:
- material desperdiçado – encontra-se a quantidade de alimentos ou salgados que foram desperdiçados durante o funcionamento;
- tempo produtivo real – indica o tempo em que o maquinário ou os colaboradores estão operando. Ele deve ser comparado com o tempo disponível para atendimento ou operação para encontrar o nível de ociosidade da empresa;
- não conformidade dos produtos – identifica quantos produtos são defeituosos;
Táticos
Esses KPIs são mais analíticos, mostram a capacidade de explorar dados e utilizá-los para tomar melhores decisões. Imagine que o gestor de compras identifique que há um salgado parado no estoque e que uma das metas seja aumentar a venda de determinado item, as métricas táticas tratariam como isso poderia acontecer. Nesse exemplo, pode-se usar um indicador que compara a receita real com a prevista.
Estratégicos
As métricas utilizadas são usadas para alinhar os objetivos estratégicos de todo o negócio. Alguns deles são receita total da empresa, nível de satisfação dos clientes, lucratividade geral, volume das vendas etc.
Acompanhe os resultados do setor de marketing
O setor de compras deve estar alinhado ao de marketing. Isso traz maior previsibilidade ao negócio, aumenta a eficiência do processo de conversão e melhora o alcance de metas. Exemplos de práticas que podem ser tomadas para unir as áreas são:
- definir metas alinhadas ao mesmo objetivo;
- aprimorar a comunicação entre os setores;
- estabelecer métricas alinhadas entre as duas áreas;
- ter um Service Level Agreement (SLA) adequado.
Use da criatividade e colaboração com o time
Uma equipe precisa trabalhar em conjunto para que as metas sejam alcançadas, sendo importante que o gestor de compras tome medidas para que ela seja mais cooperativa. Existem dois tipos de metas que melhoram a troca de informações e a colaboração do time:
- Objetives and Key Results (OKR) – sistema que fornece uma gestão mais estratégica e alinhada desde a elaboração do planejamento estratégico;
- Balanced Scorecard (BSC) – uma ferramenta que mensura o progresso e desempenho do negócio no longo prazo, o que é feito ao aplicar objetivos, metas, KPIs e iniciativas mais estratégicas.
Outra forma de incentivar o pessoal e aumentar sua colaboração é impulsionando a criatividade dentro do negócio. Isso permite que o time de vendas crie suas próprias metodologias para atingir as metas de venda. Para isso, é importante implementar uma cultura de inovação, o que pode ser feito com medidas como:
- aplique, periodicamente, treinamentos, dinâmicas e mentorias voltados à inovação;
- incentive a criação coletiva por meio de brainstorming, reuniões em que o pessoal contribui com ideias para resolver um problema;
- elimine o medo de errar do pessoal, fazendo com que eles tenham coragem para testar suas novas estratégias e metodologias de venda.
Monitore e faça avaliações periódicas
A gestão de meta é um processo que deve estar em contínua evolução, pois o gestor precisa estar atento às mudanças do mercado e do comportamento dos consumidores, além de elevar o potencial e as habilidades dos colaboradores.
Por isso, os gestores devem sempre monitorar o desenvolvimento dos colaboradores, se as metas estão alcançadas, o nível de integração das áreas, a adaptação dos novos funcionários, entre outros acompanhamentos. Com isso, pode-se identificar ações que não estejam previstas na estratégia ou uma falta de alinhamento que deve ser corrigida, por exemplo.
É possível que os colaboradores não consigam atingir suas metas pela falta de conhecimento, motivação ou informação. Nesse caso, os líderes devem disponibilizar feedbacks constantes ao time, garantindo que ele esteja sempre melhorando sua performance.
Importância da gestão de metas
Uma boa gestão de metas promove maior clareza das prioridades da empresa, engajamento da equipe, cultura de inovação, melhor alinhamento da equipe, alcance de resultados, melhor tomada de decisões, entre outras vantagens.
Entretanto, para aproveitar esses benefícios, é importante que o gestor de compras tenha o perfil ideal para seu trabalho. De forma geral, consiste no profissional que vê sua função como geradora potencial de lucro, já que os responsáveis pela aquisição de produtos em um food service podem corresponder a mais de 70% do faturamento da organização. Outras qualidades e habilidades que o profissional deve desenvolver são:
- acreditar que deve contribuir para planos a longo prazo;
- entender que o setor de compras é vital ao negócio;
- ter forte base tecnológica e financeira;
- saber definir metas para alcançar seus objetivos.
Implementar uma gestão de metas eficaz é fundamental para fomentar a competitividade do negócio, mas o gestor de compras precisa ter as habilidades necessárias para desempenhar suas funções com excelência, já que seu cargo impacta diretamente no sucesso do food service.
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