Gestão de padaria: 6 boas práticas para adotar no seu negócio
Você adota estratégias para otimizar sua gestão de padaria? Os donos que as aplicam observam uma melhoria nos resultados do seu negócio, como aumento de vendas e da receita, maior taxa de fidelização dos consumidores, maior produtividade dos seus funcionários e mais.
Para que você consiga aproveitar esses benefícios, maximizar seus ganhos e superar as crises, publicamos este material que traz as 6 dicas mais eficazes para melhorar a administração do seu negócio do segmento food service. Confira e aprenda!
1. Diversificar o mix de produtos
A primeira dica é aumentar a lista de produtos que você oferece para seus clientes. Isso faz com que você consiga agradar uma quantidade maior de pessoas, bem como eleva o valor gasto pelos clientes em cada compra — o que é conhecido como ticket médio.
Por exemplo, se alguém vai à sua padaria para comprar pão, o indivíduo poderá aproveitar que já está no estabelecimento e fazer um lanche ou comprar outros produtos de que precisa no momento, como suco, geleia, leite, entre outros.
É importante saber que não é com qualquer produto que você conseguirá alcançar esse objetivo, sendo importante que você conheça muito bem o seu público-alvo. Deve-se saber quais são os produtos que eles mais buscam e quais são os alimentos locais mais vendidos.
Além disso, produtos que sejam fáceis de manusear e não dificultem a rotina do seu estabelecimento, como salgados prontos e congelados, podem ser uma boa solução. Já que você pode aquecer para servir conforme demanda.
Outra dica relacionada é oferecer produtos sazonais, podendo ser de acordo com as estações do ano ou em uma data festiva. Por exemplo, em época de festa junina, há um aumento da procura por bolos moles, caldos, pé-de-moleque, milho, entre outros.
Por fim, fique atento às tendências de mercado. Uma delas abrange os alimentos saudáveis e, de acordo com uma pesquisa da Revista de Saúde Pública (RSP), o consumo desses produtos aumentou de 40,2% para 44,6% durante a pandemia da COVID-19.
2. Capacitar a sua equipe
Uma mão de obra qualificada permite que você diminua os custos e aumente a produtividade e a qualidade do serviço.
Primeiro, analise quais são os talentos da padaria — aqueles funcionários comprometidos com o trabalho e que se identificam com a personalidade do negócio. Tome medidas para reter essas pessoas e invista em capacitações para que eles desenvolvam novas habilidades, conforme a necessidade do seu negócio.
Por exemplo, se você deseja expandir a padaria ou abrir uma nova filial, é importante que você tenha novos padeiros ou cozinheiros, então, você pode capacitar um bom funcionário para que ele ocupe esse cargo.
Essa dica diminui a rotatividade do estabelecimento (necessidade de demitir e contratar novos funcionários) e garante que você mantenha os melhores colaboradores no seu negócio.
3. Organize as finanças
Não ignore a organização das contas da sua padaria. Isso é crucial para evitar que você tenha prejuízos e acabe se endividando. A primeira medida a ser tomada é separar as finanças pessoais do negócio. Deixar as contas misturadas pode fazer com que você não saiba quais são exatamente os custos da padaria, já que acaba usando o dinheiro para gastos pessoais.
Por isso, crie uma conta bancária somente para o seu negócio, reserve uma parte dos lucros para o seu salário e mantenha um rígido controle para não misturar as contas.
Outra medida eficiente para controlar as contas é fazer um fluxo de caixa, que é o ato de controlar a entrada e a saída de dinheiro da empresa. Isso permitirá que você saiba quais são as épocas mais lucrativas, se o negócio aumentou ou diminuiu o faturamento com o tempo, se conseguirá pagar financiamentos etc.
4. Oferecer serviços diferentes
Além do mix de produtos, também é possível aumentar a variedade de serviços oferecidos pela sua padaria. Isso pode ajudá-lo a superar uma crise econômica, por exemplo e se diferenciar dos concorrentes. Veja uma lista de exemplos de serviços que podem ser oferecidos:
- café da manhã;
- almoço e jantar, como prato feito (PF ou prato comercial) ou self-service;
- internet sem fio (Wi-Fi);
- ambientes para reuniões e encontros, se houver espaço; entre outros.
5. Investir no delivery
O serviço de entrega (delivery) é uma das maiores tendências dos últimos anos e veio para ficar após o isolamento social. O portal Consumidor Moderno informa que a população brasileira aumentou os seus gastos com aplicativos de entrega (como iFood, Uber Eats e Rappi) em 94,67% durante a pandemia do coronavírus.
Outro dado importante é que 92% das empresas do segmento de alimentos e bebidas conseguiram aumentar o faturamento ao passar a oferecer serviços de entrega, segundo a Agência Sebrae.
Você também pode aproveitar esse serviço para impulsionar as vendas do seu estabelecimento. Entretanto, é importante que tome cuidados para garantir a qualidade do serviço, como oferecer atendimento por WhatsApp, entregar de forma ágil, reforçar a embalagem, bem como contratar entregadores comprometidos e capacitados.
6. Cuidar do layout da padaria
Não são somente o preço, a qualidade do produto e o atendimento que podem influenciar a decisão de venda dos clientes. É necessário investir na parte visual da padaria.
Um ambiente agradável e que combine com a personalidade do estabelecimento pode fazer com que o seu público se sinta mais à vontade na padaria, tenha uma melhor experiência e recomende o local para amigos, familiares e colegas.
Existem vários fatores que influenciam o layout da padaria, então, conheça alguns deles:
- exposição de produtos: organize os produtos por categoria e exponha os seus melhores alimentos nos balcões, gôndolas ou prateleiras. Também coloque os produtos com maior saída ou valor agregado na frente;
- decoração: use as cores próprias do negócio para reforçar sua identidade visual;
- iluminação: mantenha o ambiente sempre claro e aproveite a iluminação natural sempre que possível;
- ventilação: use ventiladores, janelas ou até ar-condicionado para manter a padaria arejada e com o ar renovado;
- música: use músicas de fundo que deixem o ambiente agradável ou de acordo com a personalidade do estabelecimento.
Aplicar as estratégias específicas para gestão de padaria explicadas neste artigo é crucial para garantir o sucesso do seu negócio. Porém, lembre-se de manter uma boa comunicação com os fornecedores, já que eles são responsáveis por entregar os produtos que são vendidos pelo seu estabelecimento.
Quer saber como ter preparo para crises e imprevistos? Saiba aqui como seu negócio pode estar preparado!
Parabéns pelo post, tem um pouco de todo o necessário
Ficamos felizes que tenha gostado, Katia!