Gestão de qualidade dos alimentos: quais os pontos mais importantes?
O segmento de food service passa por diversas mudanças, trazendo grandes desafios ao setor. Por ser um setor que depende exclusivamente do consumidor final, crises econômicas são o principal fator de expansão ou retração do mercado.
Porém, um ponto em comum é essencial para superar esses desafios. Nem todos os negócios realizam uma boa gestão de qualidade dos alimentos, e fazê-la pode ser um grande diferencial para que a rede de lojas se destaque no mercado.
Uma gestão de qualidade impacta positivamente diferentes aspectos de uma empresa, desde a relação com os clientes até a fiscalização da vigilância sanitária. Para garantir o sucesso da empresa em um ramo cada vez mais competitivo, é preciso que o gestor de compras tenha muita atenção.
Leia este material para saber os principais benefícios de fazer essa gestão de qualidade e, após, quais são os problemas que serão evitados na rotina do negócio!
Quais são as principais vantagens da gestão de qualidade dos alimentos?
Os benefícios se aplicam a qualquer negócio do ramo alimentício, como rede de lanchonetes, panificadoras e padarias, varejos supermercadistas, entre outros, desde que a gestão de compras preze por produtos de qualidade.
Fidelização e expansão da clientela
A qualidade do produto é o principal fator que impacta na fidelização de consumidores. Isso pode ser comprovado com a pesquisa “A Verdade sobre a Lealdade do Cliente”, realizada em 2019 pela KPMG em mais de 20 países. Os dados mostram que os 86% dos entrevistados consideram a qualidade do produto como o fator mais importante para se fidelizar a uma marca.
Saiba que a mesma pesquisa da KPMG também mostra que 63% de seus clientes estão dispostos a contribuir com uma avaliação online positiva para compartilhar boas experiências quando satisfeitos. Isso significa que eles poderão elogiar sua marca nas suas redes sociais, programas de avaliação e dar boas notas em aplicativos como Ifood.
Diminuição dos desperdícios
Alimentos que não são produzidos ou armazenados com um bom controle de qualidade estão mais suscetíveis à proliferação de bactérias, sofrem perda líquida e de suas características organolépticas (aparência, gosto, textura, entre outras).
Como esses produtos não poderão ser vendidos aos clientes, o negócio sofre com mais desperdícios por motivos de baixa qualidade e, consequentemente, arca com maiores custos.
No entanto, essas perdas podem ser minimizadas adquirindo alimentos prontos que foram ultracongelados, tecnologia que faz com que eles alcancem a temperatura de -18 °C rapidamente. De acordo com um estudo realizado por profissionais na área, o ultracongelamento ajuda na preservação do alimento, evitando que eles sejam perdidos.
Maiores lucros
Graças ao aumento da clientela, melhor taxa de fidelização e redução de desperdícios, a empresa conquista um melhor lucro e acelera seu crescimento no mercado.
No entanto, para garantir que os produtos servidos aos consumidores sejam de qualidade, é importante que todas as etapas da gestão de qualidade sejam feitas uniformemente. Essa melhor organização ajuda na identificação de gargalos e práticas ineficientes ou que geram desperdícios (seja de tempo, de dinheiro ou de produtos), facilitando o processo de eliminar esses riscos e aumentar ainda mais os lucros do seu negócio.
Quais problemas podem ser evitados ao fazer essa gestão?
Muitos dos problemas que você enfrenta no dia a dia do negócio poderão ser diminuídos ou completamente eliminados. Veja quais são esses problemas e como podem ser evitados com a gestão de qualidade.
Reclamações
A mesma pesquisa da KPMG revelou que 74% dos consumidores prezam pela qualidade do produto na sua avaliação. Apesar das reclamações não serem eliminadas completamente, elas podem ser minimizadas com a gestão de qualidade dos alimentos vendidos.
Saiba que as reclamações que serão diminuídas não dizem respeito somente às feitas no estabelecimento, mas também nas redes sociais e avaliações de aplicativos como Ifood ou no site Reclame Aqui.
Perda de clientes
O estudo da KPMG também apresentou que 65% dos clientes consideram mais importante a consistência do produto para se fidelizar, isso envolve manter o tamanho, sabor, qualidade, cheiro, aparência e outros fatores em todas as compras realizadas pelos consumidores.
Quando você não preza por uma gestão de qualidade, não conseguirá que os alimentos sejam consistentemente de qualidade, gerando uma perda da quantia de clientes.
Problemas com a vigilância sanitária
Adquirir produtos de baixa qualidade ou não armazená-los corretamente poderá fazer com que seu negócio arque com sanções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), como multas, apreensão de produtos, interdição do estabelecimento ou até mesmo cancelamento do alvará de licenciamento da empresa.
Você pode evitar que essas penalidades sejam aplicadas à empresa ao ter o respaldo e garantia de uma indústria por trás da produção e qualidade dos produtos da sua rede de lojas.
Prejuízos financeiros
De acordo com a pesquisa “Como a COVID-19 impacta os consumidores e os negócios em alimentação” feita pela Galunion e o Instituto Qualibest, 75% dos respondentes afirmaram que preferem consumir comida gostosa e que ajude na imunidade.
Essa mudança nos hábitos alimentares demonstra como os consumidores brasileiros estão mais preocupados com o consumo de alimentos de qualidade, sem conservantes e saborosos, tornando a gestão de qualidade crucial para manter seus lucros e evitar prejuízos no cenário pós-pandemia.
Desencontros com fornecedores
Geralmente fornecedores que garantem a qualidade dos produtos — como a Faleiro — também são organizados e competentes. Eles se preocupam em enviar os produtos dentro do prazo e com menor índice de avarias possível.
Eles também são financeiramente estáveis, sendo capazes de superar crises financeiras e se adaptar ao mercado para se manter sempre relevante. Além disso, prezam por um bom atendimento, suporte aos seus parceiros e atendimento de suas necessidades.
Por isso, o gestor de compras não tem dores de cabeça com descumprimento de contrato, eventuais desencontros serão resolvidos rapidamente e você terá um bom parceiro comercial mesmo perante situações difíceis.
A Faleiro tem quase 70 anos de experiência no mercado e, com uma equipe de 230 funcionários especializados e capacitados, produzindo mais de 100 mil unidades de alimentos por dia. Todos os processos que envolvem análise microbiológica, fabricação, armazenamento, congelamento e transporte passam pelo Sistema de Gestão TQC (Controle de Qualidade Total), além de ser melhorado continuamente.
São vários os benefícios conquistados com uma gestão de qualidade dos alimentos, sendo uma atividade fundamental para sobrevivência do seu negócio. Mas você não conseguirá garantir a qualidade dos produtos sozinho, é importante que você tenha um fornecedor que tome todos os cuidados necessários para assegurar qualidade dos alimentos, como a Faleiro.
Que tal conhecer melhor sobre o processo produtivo e a qualidade dos alimentos da Faleiro? Entre em contato conosco e vamos crescer juntos!