Saiba o que é Google Meu Negócio e amplie sua divulgação

6 minutos para ler

No ano de 2018, o Google realizou uma pesquisa com homens e mulheres entre 18 e 64 anos para entender um pouco mais sobre o comportamento do consumidor na web.

Entre os resultados, foi possível perceber que 80% dos consumidores fazem buscas para encontrar um produto ou serviço próximo a eles, enquanto 77% confiam nos comentários para decidir sobre as opções analisadas. Nesse sentido, entender o que é o Google Meu Negócio e como otimizar essa estratégia contribui para que seus resultados possam ser ampliados.

Pensando nisso, criamos este conteúdo para você tirar dúvidas sobre a estratégia, além de entender quais são os seus objetivos e como otimizá-la. Boa leitura!

O que é o Google Meu Negócio?

Conforme explicamos, é natural que usuários utilizem o Google para encontrar serviços próximos a eles antes de fechar negócio, independentemente do segmento da empresa.

Para divulgar o seu negócio e, ao mesmo tempo, ser encontrado de forma mais prática, o empreendedor tem a oportunidade de utilizar a plataforma de maneira totalmente gratuita para que os resultados orgânicos — isto é, aqueles que aparecem nas primeiras páginas de buscas sem necessidade de investimento — sejam mais positivos.

Por meio dela, você poderá transmitir algumas informações importantes sobre a sua cafeteria/lanchonete, como:

  • onde está localizada;
  • qual é o telefone de contato;
  • qual é o horário de funcionamento;
  • quais são as principais notas sobre os seus produtos e serviços;
  • quais são as principais dúvidas de seu público;
  • quais serão os eventos realizados nos próximos dias, entre outros.

Quais são os principais objetivos do Google Meu Negócio?

A seguir, confira quais são os principais objetivos do Google Meu Negócio para a sua empresa.

Interação com os clientes

Um dos principais ganhos de estar nessa plataforma é ter a possibilidade de interagir de forma mais próxima com os seus clientes. Por meio dela, existe a possibilidade de o público deixar comentários sobre o que achou de seus produtos e serviços, avaliar como foi o atendimento e, até mesmo, deixar recomendações sobre aquele item que mais agradou em sua experiência.

Além disso, eles têm a chance de deixar também um feedback sobre o que pode ser aperfeiçoado, com sugestões e críticas construtivas para que seus produtos sejam cada vez mais alinhados às expectativas dos clientes.

É muito importante que todas as perguntas e comentários realizados pelos clientes em seu perfil, sejam respondidas, de modo a demonstrar preocupação com a opinião daqueles que frequentam o estabelecimento — o que contribuirá para uma maior satisfação e também para a fidelização desses clientes.

Acesso a dados importantes sobre os seus clientes

A ferramenta traz dados importantes que irão ajudá-lo a conhecer melhor o seu público. Entre as informações importantes para a sua empresa, você saberá onde estão os seus clientes e como eles pesquisam pelo seu estabelecimento no Google — assim, você saberá como é o alcance do seu negócio.

Os relatórios da plataforma permitem justamente essa compreensão, além de trazerem dados sobre o número de pessoas que ligaram para a sua loja depois de ter feito uma pesquisa ou conferindo quantas pessoas solicitaram informações de como chegar até o espaço físico de seu estabelecimento.

Por que o Google Meu Negócio é tão importante para o seu estabelecimento?

Agora que você já sabe o que é o Google Meu Negócio e quais são seus principais objetivos, vamos entender, de maneira mais clara, a importância que ele tem para o estabelecimento. Imagine só a seguinte situação: você precisa adquirir um produto, mas não tem ideia de qual é a empresa mais próxima de você para fazer essa compra.

A partir disso, pesquisa no Google e encontra duas alternativas. A primeira delas conta com poucas informações, os comentários dos clientes não agregam valor para a sua decisão e, até mesmo, o endereço está incompleto. Enquanto isso, a segunda está toda atualizada, com muitos comentários de outros clientes, horário de funcionamento e ainda tem boas avaliações.

Qual dessas duas empresas tem a maior probabilidade de você visitar e adquirir o produto desejado? Por essa razão, é preciso dedicar tempo a essa plataforma para que os clientes sintam interesse de ir à sua loja, o que trará, como consequência direta, o aumento das suas vendas e a atração de pessoas que não conheciam a sua marca.

Como cadastrar o estabelecimento no Google Meu Negócio?

O primeiro passo para cadastrar o estabelecimento no Google Meu Negócio é acessar o site da plataforma. Nele, basta clicar em “Comece agora” e fazer o login, utilizando o mesmo acesso do Gmail. A partir disso, vai aparecer um mapa, em que você preencherá algumas informações importantes:

  • endereço do estabelecimento;
  • bairro;
  • cidade;
  • estado;
  • código postal;
  • telefone comercial principal;
  • categoria do estabelecimento.

Ao prosseguir com o preenchimento dessas informações, você vai confirmar os dados fornecidos e certificar-se de que estão corretos. A partir disso, é preciso ler os termos de uso da plataforma e, caso esteja de acordo, confirmar que será o usuário a gerenciar aquela página. O próximo passo é confirmar o endereço, uma vez que o Google solicita o envio de um código ao local fornecido por você.

Esse número demora entre 7 e 15 dias para chegar ao seu espaço físico. A carta vai apresentar qual será o passo a passo para que você faça essa confirmação, além de apresentar o que deve ser inserido na plataforma.

Após essa confirmação, a sua página já estará prontinha para ser usada. Agora, você terá a liberdade para acrescer informações, interagir com os seus usuários e também utilizar as sugestões presentes ali para que o seu negócio seja constantemente aprimorado. Existe a possibilidade, ainda, de incluir fotos do estabelecimento, de modo que o seu perfil fique ainda mais visual.

Neste conteúdo, explicamos, de maneira mais clara, o que é o Google Meu Negócio e como ele poderá ser útil para a sua empresa. Essa ferramenta gratuita contribui para a divulgação do seu negócio, além de permitir uma aproximação maior de seus clientes. Mantenha o seu perfil sempre atualizado, faça postagens e habilite a troca de mensagens para que o seu objetivo seja alcançado com maior facilidade.

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