Os cuidados ao lavar as mãos e com a higiene da sua lanchonete

4 minutos para ler

Se você é dono de um negócio no segmento de food service, já deve ter ouvido falar sobre a importância de lavar as mãos. O que muitos não sabem é que essa atividade contribui para o desenvolvimento da sua lanchonete ou cafeteria, tornando-a mais sólida e aumenta a confiança de clientes pela suas práticas.

Ainda que as pessoas entendam que é preciso higienizar suas mãos, muitas delas não sabem como fazê-lo adequadamente e colocam seu negócio em risco. Por isso, trazemos este conteúdo que esclarece sobre a relevância dessa prática e mostra um passo a passo para realizá-la adequadamente. Confira!

Qual é a importância de lavar as mãos?

Adotar medidas severas para lavar as mãos aumenta a segurança do dono do estabelecimento, dos seus funcionários e dos seus clientes, já que isso elimina uma grande parte dos germes, evitando que as pessoas sejam contaminadas por vírus e bactérias.

Você também deve alertar quem trabalha com você sobre a necessidade de lavar as mãos constantemente e ensinar como fazer isso, já que seus funcionários também lidarão com os materiais, utensílios e alimentos do seu estabelecimento.

Esse é um assunto especialmente importante para enfrentar crises em tempos de pandemia, como a recente propagação do Coronavírus, que se espalha rapidamente.

Qual é o passo a passo para lavar as mãos corretamente?

Entenda que o procedimento explicado a seguir é feito com água corrente e sabão, pois esses elementos são eficientes e suficientes para higienizar as mãos — conforme o capítulo V do Guia de Higienização da ANVISA.

Além disso, a lavagem deve ser feita várias vezes durante o expediente, como quando se entra no estabelecimento, antes de pegar em alimentos, depois de receber entregas, entre outras situações.

Retire acessórios

O primeiro passo é remover acessórios usados nas mãos e nos braços, como pulseiras, anéis e relógios, para evitar que eles atrapalhem a lavagem e sua rotina no trabalho.

Molhe as mãos sem encostar na pia

Tente não encostar as mãos na pia enquanto as lava, para não infectá-las no processo. Se a torneira não for automática, use um papel para fechá-la ou lave-a antes de se higienizar.

Cubra toda a superfície da mão com sabonete

Aplique uma quantidade de sabão suficiente para cobrir toda sua mão. Espalhe o sabão para as mãos, o dorso, entre os dedos e o punho, dedicando cerca de 20 segundos somente ao ato de esfregar.

Saiba quando usar o álcool em gel

O álcool em gel também pode ser usado para desinfetar as mãos. Entretanto, o produto utilizado deve ter uma concentração mínima de 70%, para eliminar vírus e bactérias — ainda de acordo com a ANVISA.

A concentração do álcool não pode ser superior a 90%, caso contrário, ele perderá sua função microbicida. Isso significa que ela apenas desidratará o vírus e não o destruirá.

Caso esse item esteja em falta ou acabando, você pode substituí-lo por detergente e álcool líquido. É preciso manejar esse último com mais cuidado para garantir que toda mão seja limpa. Sprays, lenços umedecidos e antissépticos podem ser usados, mas terão menos eficácia.

O que mais é preciso higienizar na lanchonete?

Para minimizar o risco de contaminação, não basta somente lavar suas mãos. O dono do negócio precisa manter uma limpeza constante de todo o estabelecimento, o que inclui:

  • balcão;
  • pia;
  • mesas;
  • cadeiras;
  • caixas plásticas, vasilhas e tampas;
  • utensílios – como panelas, talheres, pratos e outros materiais de cozinha;
  • fogão, geladeira, microondas etc.

Depois de entender a importância de lavar as mãos e como fazer isso adequadamente, você conseguirá reduzir as chances de que o pessoal tenha problemas de saúde, o que diminui os riscos, melhora a imagem do seu negócio perante os clientes e impulsiona seu crescimento.

Queremos saber o que você acha do assunto! Faça já um comentário no post com sua opinião sobre ele e não se esqueça de assinar nossa newsletter gratuita para receber em primeira mão informações que vão ajudar o seu negócio!

Você também pode gostar

Deixe um comentário