Afinal, qual a importância do conhecimento para gestão do negócio?
Não é novidade que o mundo vive em estado de permanente acesso à informação e às tecnologias. No entanto, em meio ao excesso de mensagens, conteúdos e à possibilidade de obter explicação para diversos fenômenos, é preciso reconhecer a importância da gestão do conhecimento para o dono de um negócio, especialmente no segmento Food Service. Pensando nisso, o post a seguir explica o que é e como aplicar essa prática.
Além disso, o artigo mostra por que o conhecimento é crucial em um negócio atualmente e dá dicas para uma gestão do conhecimento eficaz (seja melhorando a qualificação pessoal, promovendo trabalho em equipe, monitorando o mercado, filtrando informações técnicas e aplicando o know-how no dia a dia). Ficou curioso com o tema? Comece a leitura já e tire as suas dúvidas!
Por que o conhecimento é fundamental em uma empresa?
Você já deve ter escutado a frase “o conhecimento é a alma do negócio”, não é? Ainda que seja senso comum, o pensamento é muito atual e se aplica facilmente a empresas de todos os tamanhos que estão atentas à gestão do conhecimento.
O motivo não poderia ser outro: a informação é crucial para um funcionamento eficaz, já que gera impactos no planejamento, na avaliação do mercado e nos processos executados pela sua lanchonete, por exemplo.
O que é, exatamente, gestão do conhecimento?
Do inglês “knowledge management”, gestão do conhecimento é o nome atribuído às várias estratégias para potencializar os resultados dentro de um negócio. Em uma sociedade hiper-conectada como a nossa, os empreendedores precisam, cada vez mais, desenvolver a capacidade de filtrar e interpretar dados que realmente interessem ao seu estabelecimento.
Em outras palavras, a gestão de conhecimento é capaz de colher dados em fontes de informações diversas e transformá-los em conhecimento a fim de resolver problemas e alcançar metas organizacionais.
Para se ter ideia, grandes conglomerados (como Amazon, Organização das Nações Unidas, General Electric e Banco Mundial) utilizam essa noção, transformando a relação com o capital intelectual. Apesar disso, a gestão de conhecimento deve ser aplicada, também, em negócios de pequeno e médio porte, adequando-se à realidade do estabelecimento.
Para que serve a gestão do conhecimento em um negócio?
Você deve estar se perguntando, agora, para que serve o gerenciamento do conhecimento, certo? Para responder à questão, pode-se afirmar que os objetivos dessa gestão, essencial para uma crise, são selecionar, organizar e apresentar informações relevantes para a empresa, de forma objetiva e, se possível, com uma aplicação direta da análise sobre o negócio.
Dessa forma, a gestão do conhecimento trabalha com três importantes conceitos:
- dados (os processos que ocorrem dentro do seu estabelecimento e que estão registrados ou minimamente computados, como anotações de fluxo de caixa ou controle de estoque, por exemplo);
- informação (análise dos dados compilados que podem te ajudar a basear as suas decisões, seja com corte de gastos, seja com novos investimentos ou implantação de novos serviços, como um delivery);
- e conhecimento (análise das informações coletadas em relação à sua realidade de mercado).
A ideia fundamental da gestão do conhecimento, portanto, é partir de um arquivo (formal ou informalmente elaborado) para melhorar os procedimentos internos e externos do negócio E se você não conta com uma grande equipe, não há problema, é só aplicar esses conceitos no dia a dia e fazer uma revisão constante de antigas práticas, tendo em mente os desafios e as tendências de mercado.
Como fazer gestão do negócio com conhecimento?
Até aqui, você entendeu por que a informação é um dos segredos para o crescimento da empresa e o que significa, exatamente, a gestão do conhecimento. Mas a dúvida que fica é como aplicar essa técnica e melhor gerir o fluxo de dados interessantes aos negócios, não é?
Invista em qualificação pessoal
O conhecimento é, sempre, acumulado ao longo da vida profissional e pessoal. No caso da gestão, o know-how é um dos principais pilares para conseguir, de forma adequada, compilar e interpretar dados. Logo, investir na qualificação é uma estratégia essencial para melhorar o desempenho da sua empresa.
No entanto, investir em qualificação educacional não precisa implicar redução na margem de lucro da empresa. Uma dica pode ser buscar para você e para seus colaboradores cursos gratuitos e assistir a palestras interessantes, que ampliem o aprendizado, despertem novas habilidades profissionais e não necessitam de investimentos financeiros.
Promova a participação da equipe e dos clientes
Outro ponto importante para uma gestão do conhecimento bem-sucedida é o incentivo à participação em equipe. Assim, ainda que você não conte com muitos colaboradores (e, em muitos casos, a equipe se resuma a “euquipes” ou a duas pessoas trabalhando diariamente no negócio), tente aprender com quem está com você no dia a dia, compartilhando dúvidas e pedindo ajuda para chegar a soluções viáveis para os problemas.
Em caso de equipes reduzidas, o dono do estabelecimento pode, também, aprender com os clientes, motivo pelo qual é importante entender se a venda de um produto ou a prestação de um serviço satisfaz a clientela, podendo o empreendedor, assim, aprender e aperfeiçoar a prática de negócios.
Monitore as tendências na área
Monitorar tendências do mercado deve fazer parte das estratégias de uma gestão do conhecimento ativa. Para isso, sempre que possível pesquise em sites e documentos confiáveis para compreender quais são os rumos do segmento e do seu estabelecimento, de acordo com determinadas mudanças do comportamento do consumidor.
Saiba filtrar e conte com informações técnicas
Atualmente, muito se fala sobre as “fake news”, que são notícias falsas amplamente divulgadas nas redes. O tema é bastante importante para a gestão do conhecimento, deixando o legado de sempre desconfiar de informações improváveis.
Por isso, a dica é fazer uma filtragem eficiente dos dados em fontes confiáveis (sejam sites específicos, livros, revistas etc.), apegando-se, sempre que possível, às descrições mais técnicas.
Coloque o conhecimento em ação
Com uma filtragem eficiente das informações, você pode reunir e organizar melhor o conhecimento de que o seu negócio precisa para crescer. Porém, é preciso não apenas se informar, como também colocar esse know-how em ação. Nesse sentido, para absorver o aprendizado, é necessário compartilhá-lo com outras pessoas, colocando essas técnicas e ferramentas em prática e turbinando seu estabelecimento.
A máxima “o conhecimento é a alma do negócio” nunca foi tão pertinente aos empreendedores da atualidade sempre atentos às tendências do mercado. Neste post, você entendeu o que é e por que reconhecer a importância do conhecimento para gestão do negócio. Além disso, descobriu uma série de dicas para melhorar a sua capacidade de filtragem e apresentação das informações dentro da sua lanchonete ou empresa do segmento.
O texto de hoje foi realmente útil para você, não é? Então, não deixe de receber material exclusivo para seu negócio crescer e ganhar mais solidez no segmento. Siga as nossas páginas nas redes sociais e leia em primeira mão dicas exclusivas: estamos no Facebook e no Instagram!