Layout de loja: como isso influencia as vendas da sua lanchonete?
Você sabia que o layout de loja pode influenciar a impressão que o público tem sobre o seu estabelecimento, o comportamento dos seus consumidores ou até a quantidade de vendas que você consegue fazer?
Esse é um assunto importante para poder alcançar o sucesso em lanchonetes, restaurantes, cafeterias e outros negócios do ramo de food service ou alimentação fora do lar. Quer saber por quê? Leia este conteúdo para entender a importância do layout e como você pode melhorá-lo!
Por que se preocupar com o layout da loja?
Primeiramente, é importante contextualizar. Layout de loja se refere a forma como você utiliza o espaço disponível no seu estabelecimento, adaptando-o da melhor forma para a comodidade do seu cliente.
Nos tópicos abaixo, explicaremos quais são as vantagens conquistadas pelo seu estabelecimento ao investir em uma boa organização do layout.
Influência sobre a decisão de compra do cliente
Quando o cliente se sente confortável em um ambiente agradável e receptivo, ele fica mais à vontade para consumir no seu negócio e retornar mais vezes. Não é apenas a qualidade do atendimento prestado que influencia a decisão de compra, um bom ambiente também contribui positivamente para o consumo.
Maior credibilidade e mais confiança
Uma parte visual bem trabalhada fornece uma melhor imagem de profissionalismo, confiança e credibilidade para os potenciais clientes. Além disso, quando os consumidores têm uma experiência aprimorada, eles são fidelizados e além de retornarem para consumir no estabelecimento, eles recomendam o local para outras pessoas.
Reforço da identidade da lanchonete
Se o seu negócio tem suas próprias características, como uma paleta de cores, usá-las inteligentemente reforçará a sua identidade no mercado. Isso se aplica a outros itens, como quadros, imagens usadas no cardápio ou toalha de mesa, entre outros.
Quais são as melhores práticas para aprimorar o layout?
Nossas dicas podem ser aplicadas em negócios de qualquer porte, incluindo cafeterias ou lanchonetes que muitas vezes têm um espaço limitado e pequeno.
Valorize a disposição dos produtos na lanchonete
Os produtos vendidos devem ser colocados em displays, balcões ou gôndolas de forma que chamem atenção dos clientes. Alimentos devem ter boa aparência e estar frescos, o que despertará a vontade de consumo.
Saiba que uma variedade muito grande pode assustar o consumidor. No entanto, você pode evitar esse problema ao separar os produtos por categoria.
A forma como os produtos são colocados no cardápio também deve ser bem pensada: organize-os por categorias, use fotos com imagens de qualidade e garanta que a leitura seja fácil.
Organize os espaços entre mesas e cadeiras
Ninguém gosta de esbarrar em outras pessoas enquanto está comendo ou andando pelo estabelecimento. Por isso, deixe um espaço razoável entre as mesas para que as pessoas entrem e saiam sem atrapalhar outros clientes. Isso também facilitará o trabalho de servir os clientes na mesa, caso seja o caso, aumentando a sua produtividade.
Apesar de muitos decretos municipais estabelecerem espaço mínimo entre as mesas para evitar a contaminação do coronavírus, é importante que você siga essa dica mesmo após a pandemia.
Aposte nos cinco sentidos
Buscar agradar aos cinco sentidos dos clientes é uma estratégia chamada Marketing Sensorial, que maximiza a sua experiência. Veja exemplos de como trabalhar cada um deles:
- visão: o ambiente deve ter cores agradáveis e ser bem iluminado (aproveite a iluminação natural sempre que possível);
- audição: coloque uma música de fundo que combine com a personalidade do seu negócio, do seu público e da sua localização;
- olfato: use aromas que deixem o cheiro dos alimentos que são vendidos no ar;
- paladar: ofereça amostras dos alimentos para os clientes;
- tato: invista em uma mobília confortável ou deixe à disposição os ingredientes para estimular o tato dos consumidores.
Ao aplicar as nossas dicas para melhorar o layout de loja, você conseguirá fidelizar e oferecer uma boa experiência para o cliente, fazendo com que o seu estabelecimento se desenvolva em longo prazo e se destaque perante os concorrentes.
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