O que é margem de lucro? Aprenda agora mesmo!
O principal objetivo de qualquer negócio é gerar lucratividade, não é verdade? Para conseguir que o seu empreendimento tenha crescimento, é essencial conhecer os seus números, principalmente qual é a margem de lucro dos seus produtos.
De acordo com dados divulgados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), mais de 30% dos empreendedores do Brasil têm o ensino fundamental incompleto. Esse indicador mostra que muitos podem desconhecer conceitos essenciais para o gerenciamento do empreendimento.
Pensando nisso, fizemos este artigo especial para que você aprenda, de verdade, um dos principais conceitos da administração, que é a margem de lucro, e como ela é importante para o desempenho do seu negócio. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
Afinal, qual o significado de margem de lucro?
A margem de lucro é um indicador essencial para o desempenho do seu negócio. Ela é calculada de acordo com o tipo de produto e de segmento de mercado em que você atua. Dessa forma, uma mesma empresa de food service pode ter várias margens de lucro, conforme o tipo de serviço ou produto comercializado.
Basicamente, a margem de lucro é uma porcentagem, já inclusa no seu preço final, que corresponde ao lucro. Erroneamente, muitos empreendedores deixam de fazer esse cálculo. Eles costumam precificar os seus produtos de acordo com a opinião de pessoas próximas ou olhando outros negócios, por exemplo.
O perigo dessa prática é que se pode chegar a um preço que não condiz com os seus custos. É preciso sempre levar em consideração a região em que o seu negócio está porque os custos dependem diretamente dessa variável. Não é só o investimento de compra de um produto para revenda que se deve ter em mente.
Fatores que influenciam a margem de lucro
No preço final a ser vendido ao cliente, devem estar embutidos os custos que o negócio tem com locação de imóvel, água, luz, mão de obra etc. Em cima desse valor, você faz o cálculo da sua margem de lucro. Geralmente, no setor alimentício, é comum a aplicação de uma margem de 20% a 30% sobre o valor de compra e armazenamento do produto.
Como dito acima, a margem de lucro deve levar em consideração diversas variáveis do negócio. Há muitos custos que são naturais para a execução das atividades da empresa e, muitas vezes, são desconsiderados na hora de precificar os seus produtos. Isso é um erro, pois é a venda desses itens que permite o pagamento dessas contas.
Na hora de fazer o cálculo de precificação, é essencial que você faça a mensuração da média de todos os seus custos. Essa etapa é primordial para que seja possível encontrar um preço justo e que garanta o equilíbrio saudável financeiro do seu negócio. Não se esqueça de considerar também o perfil do seu público: qual é a classe com a qual você está trabalhando?
Importância da margem de lucro
É pela margem de lucro que se aplica aos seus produtos e serviços que você pode definir o sucesso ou não do seu negócio. O cálculo equivocado da precificação pode fazer com que o seu caixa fique sempre fechando no vermelho. Sabe quando o fluxo de caixa está alto, mas o dinheiro parece não estar rendendo?
Provavelmente, isso é porque a precificação dos seus produtos está incorreta. Você pode atuar de duas formas para reverter isso: fazendo o levantamento dos seus custos para ajustar a margem de lucro ou analisar para ver qual custo pode ser reduzido. O cenário mais interessante é o uso dessas duas estratégias em conjunto.
Assim, é possível melhorar a rentabilidade do negócio sem fazer repasse de ajuste de preço ao cliente ou, ao menos, fazendo um reajuste mínimo. É preciso tratar a precificação com bastante cautela. Se você começa o seu negócio com preços abaixo do mercado, a tendência é que os consumidores esperem sempre por isso.
Como fazer o cálculo da margem de lucro?
Quando o assunto é contabilidade, geralmente, tendemos a achar que os cálculos são os mais complexos possíveis, não é verdade? De fato, existem alguns mais difíceis, mas esse não é o caso da margem de lucro. Para facilitar o cálculo dos gastos com água, luz etc., você pode considerar uma média de 20% sobre o custo de compra do produto.
Para saber qual é a sua margem de lucro, basta somar todos os seus custos de compras e manutenção do negócio (custos fixos, variáveis e não operacionais). Feito isso, divida o preço de venda por esse valor e subtraia o resultado por um, ou seja: (seus custos/preço de venda) – 1. O número encontrado corresponde à sua margem de lucro em termos de porcentagem.
Como não calcular a margem de lucro?
O que você acha de um exemplo? Vamos supor que você tem uma lanchonete e está buscando a sua margem de lucro na revenda de salgados. Vamos supor que o valor de compra do salgado é de R$ 1,80 por unidade e você vende o produto a R$ 2,50. Muitos empreendedores, simplesmente, fazem o cálculo com esses dois valores.
Dessa forma, o resultado seria de 38% sobre o custo de compra. A princípio, você pode estar pensando: “ótimo, estou operando com uma margem de lucro satisfatória!”. Mas isso é uma inverdade, porque essa conta matemática não contemplou todos os custos envolvidos no seu negócio. Assim, a tendência é atuar com valores irreais e a conta, no final do mês, não fechar.
Como calcular a margem de lucro?
Agora, vamos para o cálculo correto! No custo do produto, some ao valor de compra de R$1,80 o correspondente de 20% sobre ele. Logo, temos: R$ 1,80 + (R$ 1,80 x 0,2) = R$ 2,16. Esse é o valor dos seus custos com o produto. A margem de lucro será: (R$ 2,50/ R$ 2,16) – 1= 0,15 ou 15%. A diferença entre esse resultado e 38% é grande, não é mesmo?
Pensando na precificação, vamos fazer o cálculo trabalhando na margem de lucro ideal de 30%, ou seja, R$1,30 nesse caso. Para encontrar o preço, calcule o valor de custo total x a margem de lucro. Logo, temos a seguinte operação: R$ 2,16 x R$ 1,30 = R$ 2,80.
É necessário lembrar que, aqui, estamos usando uma média de custos globais. Pode ser que o seu negócio tenha um valor um pouco maior ou menor. Dependendo da localização da sua loja, o aluguel pode ser um dos custos fixos que mais puxam para cima o preço de revenda dos produtos. Ao fazer as contas para o seu negócio, substitua as operações acima pelo preço de compra dos seus produtos, considerando seus custos.
Qual a diferença entre as margens de lucro e markup?
Além da margem de lucro, existe um conceito muito comum aplicado à precificação de produtos: o markup. Apesar de fazerem parte de um mesmo contexto, esses termos não podem se confundir.
Você se lembra do cálculo anterior em que encontramos o valor de R$ 1,30 para calcular o preço de venda? O markup é um indicador semelhante a esse valor. No entanto, ele é calculado de forma mais precisa, exata. Para encontrar o seu valor, é necessário realizar a seguinte operação: 100/[100-(Despesas Variáveis + Despesas Fixas + Margem de Lucro)].
Todos os valores devem ser calculados em porcentagem. Aplicando esse cálculo no exemplo com os dados acima, temos: 100/[100-(10+10+30)] = 100/100-50 = 100/50 = 2. Nessa conta, o seu indicador é no valor de 2. Logo, tendo em consideração o multiplicador de markup, o seu preço de venda deveria ser de R$ 1,80 (custo direto) x 2 = R$, 3,60.
O mais interessante em aplicar o multiplicador de markup para a formação de preço é que ele pode ser usado de forma padrão para todos os seus produtos. Basta sempre multiplicar o custo de aquisição pelo índice encontrado.
Agora, você sabe como identificar a margem de lucro dos seus produtos e serviços, não é verdade? Com certeza, a partir de hoje, o seu negócio vai contar com preços justos e que garantam o seu funcionamento saudável por meio de um bom gerenciamento.
Se você gostou deste artigo e achou ele útil, é sinal de que está empenhado em aperfeiçoar a administração do seu empreendimento! O que acha de aproveitar para conferir o nosso artigo sobre gestão de custos? Boa leitura!