Oportunidades na crise: o que as empresas tiram de aprendizado?
De maneira inesperada, um novo contexto surgiu e tem impactado globalmente milhões de pessoas e empresas. O novo coronavírus levou a economia a um cenário caótico, exigindo que os empreendedores encontrassem oportunidades na crise e colocassem em prática diversas novas competências e habilidades, como planejamento, comunicação, gestão e, principalmente, tomada de decisão.
O principal desafio é preservar o negócio nesse momento de instabilidade. Independentemente do tempo que possa durar, é importante mudar alguns hábitos e tomar atitudes para adaptar seu estabelecimento à essa nova realidade e ao novo comportamento do consumidor. Por isso, é hora de buscar alternativas para que a empresa sobreviva e, ao mesmo tempo, possa crescer.
Pensando nisso, preparamos este artigo para você encontrar oportunidades na crise e tirar novos aprendizados. Boa leitura!
Como está a situação atual do Brasil?
O Brasil — e todo o mundo — está enfrentando um momento delicado em virtude da COVID-19. A doença é provocada por um novo tipo de coronavírus que pode causar problemas respiratórios e levar à morte.
Em virtude da pandemia, muitas medidas vêm sendo tomadas para evitar que mais pessoas se contaminem. A mais eficiente delas é o afastamento social, que impede que as pessoas frequentem locais com aglomerações, o que inclui os comércios Food Service de alimentação fora do lar. Por isso, lanchonetes, cafeterias, padarias, bares, restaurantes, entre outros serviços, não estão autorizados a funcionar em sua totalidade em muitas cidades do Brasil.
Quando buscamos oportunidades durante uma crise, é fundamental manter o otimismo diante da situação. Momentos difíceis podem desafiar os empreendedores a descobrirem novas soluções que permitam manter o negócio no futuro. Por isso, esteja sempre atento às mudanças para que você possa inovar no seu segmento.
Como se adaptar às mudanças?
Entenda como a sua lanchonete pode se adaptar às transformações causadas pela pandemia:
Analise a variedade de produtos oferecidos
O primeiro passo é avaliar a necessidade ou possibilidade de ampliar o sortimento de itens dentro do estabelecimento. Procure entender as principais mudanças no comportamento e na necessidade dos consumidores, busque alternativas que você ainda não oferece e otimize seu cardápio.
Uma boa dica é oferecer entregas de refeições prontas e trabalhar com alimentos congelados que garantam a segurança alimentar. Para isso, busque fornecedores de qualidade e que disponham de uma boa variedade de produtos e que esteja preocupado com todas as medidas preventivas indicadas pelo Governo e pela Organização Mundial da Saúde.
Se dedique mais e melhor na comunicação
Comunicação é essencial, mesmo fora do cenário de crise, e deve ser um processo contínuo. Se a sua lanchonete ainda não está nas redes sociais, comece criando perfis em diferentes plataformas. Pense também em uma forma de apresentar a marca do seu negócio, de forma que o consumidor possa reconhecê-la facilmente, mesmo após a pandemia passar.
Depois, pense em formas de melhorar seu atendimento e tenha uma comunicação transparente. Mostre ao seu público as mudanças que você fez no seu estabelecimento, como novas práticas de higiene ou a garantia de segurança dos seus salgados e refeições.
Mostre como a higiene do estabelecimento é feita
É essencial aumentar a rigidez de limpeza no ambiente de preparo e manuseio dos alimentos. Isso inclui o uso de máscaras e luvas pelas pessoas que trabalham no seu negócio, além de todos os outros equipamentos para esterilização do ambiente, como o álcool em gel. Aproveite para mostrar constantemente em suas redes sociais e em outros meios de comunicação os cuidados que estão sendo tomados pela sua empresa, mostre que você se importa com a segurança e o bem-estar dos seus clientes.
Se você for trabalhar com delivery, também é importante reforçar com os entregadores que eles tenham o mínimo contato possível com os clientes e que utilizem álcool em gel a cada entrega. O foco deve ser a segurança de todos.
Reforce a implementação de medidas de segurança
Informe sempre todas as medidas de segurança que estão sendo tomadas. Por exemplo, incentive os clientes a pagarem por cartão ou pelo aplicativo de entregas. Forneça também mais informações sobre o serviço, como a melhor forma de armazenar os alimentos ou a necessidade de reaquecimento dos lanches e refeições.
Reinvente-se no ramo de food service
Com todas as adversidades geradas em todos os setores, o ramo de food service é certamente um dos mais afetados com a restrição de circulação social. Com isso, as pessoas tiveram que voltar para a alimentação dentro de casa, fazendo com que os estabelecimentos tenham que se reinventar, formas de vender online ou oferecer entregas.
Uma opção é oferecer produtos que são fáceis de serem preparados por você no ato do pedido do cliente. Ter produtos congelados, que você precisa apenas regenerar ao aquecer, garante mais segurança alimentar, reduz os custos e permite que o consumidor saboreie um produto mais fresco e quentinho. Outra boa alternativa é oferecer vouchers com desconto para compras no futuro e adotar a compra pelo whatsapp.
Adote maneiras diferentes de atender ao cliente
Não foque todo o serviço em apenas um aplicativo de entregas, por exemplo. Ofereça diferentes opções para que o cliente tire as dúvidas e faça a compra, como pelo telefone ou pelo WhatsApp. Também é interessante avaliar seus custos e disponibilizar opções de entrega grátis.
Durante o atendimento, incentive o consumidor a avaliar o serviço e os produtos. Isso é fundamental para que outras pessoas confiem no seu trabalho e optem por entrar em contato com você.
Como adaptar seu negócio food service?
A fim de buscar oportunidades na crise, diminuir o prejuízo e conseguir atender aos clientes, é fundamental otimizar os recursos. Foque no que será mais viável e essencial para o seu negócio e renegocie dívidas, como empréstimos, aluguéis, prestações de serviço e outros itens do tipo.
Busque por bons fornecedores que possam oferecer produtos com padrão de qualidade e diferenciados. Lembre-se de que a entrega nas residências dos clientes é a principal alternativa para o momento. Pense que tudo deve ser feito com responsabilidade, tanto para seus funcionários quanto para consumidores e parceiros.
Nesse momento, segurança é a palavra-chave. Limpeza, higiene e segurança alimentar sempre foram fatores importantes da experiência e, agora, são fatores decisivos de compra. Outro ponto importante é investir em um bom custo-benefício dos produtos oferecidos.
Para ter um delivery com mais chances de sucesso, procure:
- divulgar e promover o negócio;
- racionalizar o cardápio;
- fidelizar os clientes;
- investir em promoções, fidelidade e incentivos;
- evitar o que não é eficiente;
- considerar a sua limitação de produção;
- oferecer opções para diversos públicos;
- disponibilizar opções congeladas que otimizem sua produção; entre outras ações.
O afastamento social forçado pela pandemia afeta cada tipo de negócio de forma distinta, dependendo do seu ramo de atuação e da sua situação financeira. Por isso, é muito importante que o empreendedor encontre oportunidades na crise e adapte a estratégia de vendas ao cenário atual.
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