Pós-pandemia: descubra como planejar a retomada do seu negócio
Em decorrência da crise provocada pelo novo coronavírus, o Brasil e o resto do mundo passam por momentos de inúmeros desafios, principalmente em relação à economia. Por isso, destacamos a importância de já planejar a retomada do seu negócio no instante pós-pandemia, a fim de também já ter estratégias e soluções de funcionamento muito bem definidas quando a quarentena e isolamento social passar.
Neste post, mostraremos a relevância de já começar a fazer o planejamento da recuperação de seu comércio para o momento pós-pandemia da Covid-19, mostrando quais ações você pode realizar ainda na etapa de isolamento social. Continue a leitura e confira!
Analise a atual situação
É preciso ter em mente que o futuro da sua lanchonete está na maneira como você analisa e enfrenta o atual cenário. Inclusive, a reflexão a respeito do que o seu cliente quer e espera de seu estabelecimento também devem ser feitas.
O momento serve para fazer um diagnóstico e análise com uma profunda revisão dos dados de seu negócio e de sua atuação no mercado, ponderando sobre todos os seus produtos e serviços. “Será que eu estou realmente oferecendo o que meu cliente quer consumir?”. Se você nunca se preocupou com isso, a hora de mudar é agora, caso você realmente queira manter as portas abertas na pós-pandemia.
Pense no planejamento financeiro
Quando você compreende os impactos trazidos pela crise do coronavírus em seu negócio, em seguida, é muito importante partir para uma perspectiva mais prática. Em outras palavras, isso quer dizer entender a nova economia, com as oportunidades e possibilidades que ela cria, elaborando um planejamento financeiro do seu negócio a fim de redefinir com agilidade todos os custos e despesas envolvidos no funcionamento do seu estabelecimento. Tudo isso sempre considerando as novas práticas a serem adotadas após a pandemia.
Reveja os processos e as rotinas
Prefeitos e governadores de todo o Brasil suspenderam muitas atividades, com a determinação de isolamento social e com a decretação de calamidade pública. Com isso, principalmente os pequenos negócios se viram obrigados a abaixar suas portas, e outros tiveram que rever sua rotina e se adaptar ao sistema de entrega terceirizada, o que nem sempre quer dizer que a dinâmica de trabalho é a mesma.
Mesmo com as medidas de auxilio por parte do governo, essas mudanças causou um grande impacto no fluxo de caixa desses estabelecimentos, especialmente nos quesitos impostos e taxas. No entanto, ainda não há como saber se essas ações foram o bastante para visualizar um cenário de recuperação positiva dos negócios.
Independentemente de incentivo do governo, rever seus processos e cortar custos é algo inevitável, mas lembre-se de que é preciso analisar com cuidado o que é ou não necessários antes de realizar os cortes. Portanto, coloque tudo na balança: desde o relacionamento com os seus fornecedores, passando pelas ações necessárias para manter o negócio no dia a dia, até o atendimento ao consumidor.
Aproxime-se mais dos clientes
Agora, é hora de se aproximar um pouco mais dos clientes. Para isso, use os recursos e mídias disponíveis a fim de fazer contato e criar ou sustentar uma relação de proximidade e empatia. Além disso, apresente seus produtos e serviços, assim como todas as facilidades que você disponibiliza, como opções de entrega dos lanches, meios de pagamento etc.
Não se esqueça de deixar muito claro para os consumidores os cuidados com limpeza e higiene tomados durante todo o processo que envolvem a manipulação de seus produtos e a execução de seus serviços.
Mostre como a empresa está agindo
Seja por curiosidade, seja por preocupação, as pessoas gostam de saber como a empresa está agindo frente à nova situação que todos estamos enfrentando. Por isso, não hesite em explicar para os clientes qual é o posicionamento de sua lanchonete e de que maneira você optou por conduzir o negócio do fechamento em diante.
Conte como está trabalhando, com quantos funcionários, quais medidas de segurança, de limpeza e de higiene estão sendo tomadas, como está o planejamento para a pós-pandemia e tudo mais o que a pessoa quiser saber. Agir assim serve para reforçar a confiança e estreitar ainda mais o relacionamento com quem consome seus produtos, aumentando a fidelização de clientes.
Defina metas realistas
Aproveite o momento de isolamento social para estipular metas realistas baseadas na nova realidade, considerando as mudanças na forma de consumo e as principais tendências que já estão surgindo no atual mercado. Preocupações, como sustentabilidade, produtos que atendam a diversas necessidades e economia de compartilhamento, estão em alta, mais do que nunca. Nesse sentido, estabeleça seus objetivos e adeque a esse novo cenário.
Observe as mudanças no comportamento do consumidor
O maior desafio para as pequenas empresas na pós-pandemia é saber como vender para um consumidor que está cada vez mais exigente e cauteloso. Ao reabrir o seu ponto de venda, com o objetivo de transpor esse desafio, redobre os cuidados com higiene e limpeza, e pense em procedimentos para resguardar a proteção tanto dos funcionários quanto dos clientes. Isso já é praticamente uma exigência do mercado de food service.
Faça parcerias estratégicas
Momentos de crises exigem atitudes e respostas rápidas, e nem sempre há experiência e conhecimentos suficientes para elaborá-las do jeito mais certeiro e ágil possível. Por isso, o que antes era apenas uma tendência se torna uma solução excelente: a formação de parceria entre as organizações.
Isso significa que empresas dos mais variados ramos de atuação estão de olho no mercado em busca de novos e bons parceiros, no intuito de somar forças e criar uma rede de colaboração. A formação de parceria entre duas empresas reflete diretamente no aumento da credibilidade, uma garantindo o serviço da outra.
Um bom exemplo disso é a parceria entre marcas grandes, indústrias e pequenos negócios. Com essa união, de maneira complementar, uma endossa a outra, oferecendo produtos mais completos e fortalecendo cada vez mais a colaboração.
Por fim, as tendências para o período pós-pandemia estão diretamente ligadas a aprender a fazer o melhor com menos e entregar a experiência mais positiva possível ao cliente. Se você quer que a sua lanchonete sobreviva e prospere em meio a tantas mudanças de impactos tão profundos, acredite que o mais importante é se adaptar sem perder a qualidade e muito menos a confiança das pessoas.
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