6 dicas essenciais para melhorar a qualidade no atendimento do seu negócio
Estar sempre atento a qualidade no atendimento ao cliente é algo essencial em qualquer negócio, não importa de que tamanho ele seja. Além de um sabor irresistível nos salgados que seu negócio oferece, por exemplo, o bom atendimento é outro fator muito importante e que será sempre lembrado pelos consumidores de seu estabelecimento.
Se sua empresa do mercado de food service não der aos seus clientes o incentivo para voltar e experimentar um bom tratamento toda vez que eles visitam a sua loja para fazer um lanche, a razão de funcionamento do negócio pode ser perdida rapidamente, não acha?
Por isso, visando o bom atendimento e, consequentemente, à conquista de clientes e ao aumento das vendas, neste post, apresentamos 6 dicas simples e fáceis para fazer da qualidade no atendimento uma realidade em sua lanchonete ou cafeteria. Continue a leitura para conferir! Vamos lá?
1. Preze por uma comunicação clara e aberta com os consumidores
Na hora em que entram no seu estabelecimento ou fazem contato para uma entrega, os consumidores, sejam eles já clientes ou não, querem ser atendidos com muita naturalidade, mas de forma cordial e respeitosa. Nesse sentido, o ideal é que o comportamento do atendente seja da seguinte maneira:
- cumprimente o cliente prontamente, pois uma saudação imediata demonstra que ele foi visto e percebido, e isso significa que o seu contato ou sua presença na lanchonete é algo muito importante para você – inicialmente, isso já o deixará bastante satisfeito;
- não abra mão do afeto, da gentileza e da educação e use expressões como “por favor”, “obrigada”, além de chamá-lo sempre de senhor, senhora ou pelo nome para mostrar que aquela pessoa merece ser muito respeitada;
- ouça-o com bastante atenção, a fim de facilitar o entendimento da conversa – toda vez que atendemos um cliente e conversamos com ele, precisamos voltar toda a nossa atenção para ele, sem distrações, pois só assim é possível perceber e compreender o que ele realmente espera de nós;
- depois de ouvi-lo atentamente, ofereça sugestões de salgados, mencione promoções ou descontos e, caso surja algum tipo de dúvida, você terá mais condições de ajudá-lo conforme ele espera;
- independentemente de ter comprado alguma coisa ou não, agradeça o cliente pela visita ou pelo contato e aproveite a oportunidade para pedir a ele que volte sempre.
2. Mostre que se importa com os clientes
Uma boa maneira de demonstrar que você se importa de verdade com os seus clientes é querer saber mais sobre os seus gostos e suas preferências e estar disponível para atendê-lo sempre que ele solicitar ou precisar.
Outra dica valiosa é cultivar o bom relacionamento com seu público, oferecendo algumas vantagens para os clientes que são fiéis à sua lanchonete. Por exemplo, entregue cartões fidelidade, daqueles em que o consumidor ganha um lanche após juntar 10 carimbos com um valor mínimo de consumo. As pessoas simplesmente adoram isso!
3. Organize bem o registro dos pedidos
Essa dica vale para o atendimento direto na lanchonete e também para o serviço de entrega. Principalmente em momentos de maior movimento, se você já não tiver uma forma de organização do registro dos pedidos, além de afastar os clientes, pode colocar tudo a perder. Quem chega a um estabelecimento para lanchar geralmente está com muita fome, e ninguém gosta de ficar esperando e presenciando falta de controle e de organização.
Por outro lado, caso você ofereça o serviço de entrega de alimentos ao cliente, especialmente em tempos de isolamento social em função da pandemia do coronavírus como a que vivemos agora, certamente terá mais chances de alcançar um público ainda maior. Para tanto, analise a sua localização, saiba até onde você é capaz de atender e faça isso com bastante comprometimento com o tempo, a qualidade do produto, a higiene e a segurança.
4. Mantenha o balcão de pedidos sempre limpo e organizado
Assim como a qualidade e o sabor dos produtos que serão servidos aos clientes devem ser impecáveis, também é imprescindível que o balcão de pedidos esteja sempre organizado e muito limpo.
Para isso, é fundamental ter uma pia e uma torneira por perto, a fim de possibilitar que todos possam lavar as mãos com muita frequência. Além de não correr riscos de contaminação por falta de higiene, um local bem cuidado e bem estruturado sempre faz mais vista e atrai a confiança dos clientes.
5. Cuide bem do ambiente
Mantenha as paredes e o teto bem pintados, porque isso é outro fator que contribui para passar a imagem de que você se preocupa com a higiene e limpeza de sua loja. Além disso, obviamente, é preciso manter o local realmente sempre muito bem limpo. Preocupe-se também se há o número de mesas e cadeiras suficiente para o seu movimento diário e se elas também estão bem apresentáveis.
6. Procure mais ajuda sempre que for preciso
Em datas sazonais, pode acontecer do movimento aumentar. Por exemplo, se a sua lanchonete está localizada em uma área comercial, na época do Natal, a concentração de mais consumidores nesses locais é bem maior. Nesses períodos, avalie a real necessidade e não hesite em contratar mais um funcionário para ajudar com o atendimento no balcão. Afinal, é hora de aproveitar as vendas, e você não pode estar só neste momento!
No mesmo sentido, não deixe de pensar nas adaptações de atendimento específicas para a entrega terceirizada. Além de aumentar suas vendas e mudar sua rotina no dia a dia, esse serviço demanda uma atenção especial com o atendimento, como incentivar a avaliação do produto e tentar outras formas de contato com quem fez algum pedido.
Por fim, devemos ter em mente que a qualidade no atendimento ao cliente não se resume apenas a responder as perguntas dos consumidores e a servir lanches e bebidas. A verdade é que essa qualidade se trata de estabelecer uma boa conexão com ele, a fim de garantir um relacionamento positivo e duradouro, ou seja, com o objetivo de fidelizar o cliente e aumentar as vendas.
E então, o que você achou dessas dicas sobre qualidade no atendimento? Você acha que elas realmente podem ajudar o seu negócio? Que tal contar para a gente, deixando seu comentário aqui no post?
muito util