Quais são as últimas tendências no food service? Entenda aqui!
Para que um negócio do ramo alimentício consiga se manter relevante no mercado, é crucial que os gestores conheçam os novos hábitos de consumo do seu público, bem como quais são as necessidades e exigências dos consumidores. Para alcançar esse objetivo, é preciso que eles estejam atentos às últimas tendências no food service.
A pandemia do coronavírus acelerou várias tendências que já estavam em crescimento nos últimos anos, mas a COVID-19 também criou novas preocupações e desejos nos brasileiros. Foi para que você se mantenha informado sobre o assunto que trouxemos este conteúdo que lista as tendências mais promissoras, mas que também são as menos faladas no mercado. Acompanhe a leitura!
Apresentar diferentes canais de venda
Formatos tradicionais de venda de produtos não são mais suficientes para atender as necessidades dos clientes. Segundo o portal ConsumidorModerno e uma pesquisa da Mobills, houve um aumento de 94,67% no uso de aplicativos de entregas focados em comida — como Ifood, Rappi e Uber Eats. A expectativa é que o delivery prevaleça mesmo com o fim da pandemia do coronavírus.
Esse aumento significativo trouxe benefícios e impactou diferentes setores como supermercados, panificadoras e cozinhas especializadas para delivery.
Canais de vendas para supermercados
No que diz respeito aos supermercados, o infográfico elaborado pela DeliveryMuch mostra que os pedidos online para supermercados cresceram 270% durante a pandemia. No interior do Brasil, esse percentual foi ainda maior, alcançando 396%.
Panificadoras
O delivery também foi positivo para panificadoras, confeitarias ou padarias de maior porte, já que os dados da DeliveryMuch mostram que as vendas de alimentos desses tipos de negócios ocupam 5º lugar na posição dos mais pedidos durante a pandemia. Além disso, foi o tipo de compra que mais prevaleceu perante mulheres (38%) e jovens (42%).
Dark Kitchen
Houve uma maior busca pelas chamadas Dark Kitchens (Ghost Kitchens ou restaurantes virtuais), que são empresas que atendem clientes exclusivamente por entrega, ou seja, não atendem no estabelecimento físico.
Segundo dados da Fiscal Food Service e Food Connection, 20% dos operadores pretendem investir nesse tipo de negócio. Por exemplo, um food service de maior porte pode investir em uma Dark Kitchen que ficará por conta de atender o delivery para aproveitar dessa tendência no food service.
As informações apresentadas nesse tópico mostram que o fornecimento de delivery não é vantajoso apenas para estabelecimentos como restaurantes, pizzarias e lanchonetes, mas também para supermercados, lojas de conveniência, supermercadistas, entre outros.
Game Changer
A expressão Game Changer pode ser traduzido para “transformador do jogo” e se trata de uma empresa que está disposta a trazer grandes inovações no mercado em que ela atua. A organização que conseguir se tornar uma Game Changer será capaz de conquistar uma posição de destaque no mercado.
Líderes do ramo alimentício estão investindo mais em novidades e tecnologias. A multinacional BRF, por exemplo, pretende aumentar o investimento em inovação de 3% do faturamento para 10% até 2023.
Uma empresa de médio porte também pode direcionar recursos para tentar se tornar uma Game Changer. Isso pode ser feito de diferentes formas, como desenvolver uma nova tecnologia, identificar uma nova necessidade dos seus clientes ou uma tendência que ainda não foi identificada pelo mercado, através da pesquisa e contato aproximado com seu consumidor final.
Alimentação em benefício do bem-estar e saúde emocional
Seguindo o aumento da busca pelo bem-estar e saúde emocional, escolher alimentos que trazem prazer e indulgência também podem ser considerados como uma forma de recompensa emocional. A Galunion Food Trends Report 2021 aponta que 79% dos respondentes afirmaram desejar uma comida indulgente/saborosa e que “eles mereciam”, assim que pudessem frequentar restaurantes.
Na prática, poder optar por um salgado ou alimento saboroso, traz conforto em um momento repleto de instabilidade. E atualmente, a vontade de comer um prato que não pode ser replicado em casa é grande: 76% dos consumidores disseram que gostariam de comer seu prato de costume e favorito no seu restaurante habitual de acordo com a pesquisa. Algumas formas de atender essas tendências são:
- Indulgência: doces e sobremesas podem ser ao mesmo tempo tradicional e inovador, com diferentes combinações e formas de consumo.
- Comfort food: comidas da memória, que tragam a sensação de aconchego, como um prato de feijoada tradicional ou até mesmo, uma coxinha de frango com requeijão.
- Sabores inusitados ou exóticos: alimentos ou bebidas que possam estimular o paladar a decifrar novas combinações.
O mesmo estudo aponta que 75% dos respondentes afirmam desejar uma comida gostosa e fresca, mas que também auxiliasse na imunidade. Com a pandemia o reforço da imunidade se apresentou um elemento de preocupação em relação ao corpo. Com isso, todos os alimentos que tragam algum benefício funcionam ganham atratividade.
Pluralidade de opção
Os dados dos tipos de alimentos que os consumidores procuram mostram a relevância de fornecer uma pluralidade de opções de alimentos aos clientes. Nesse caso, é fundamental que você tenha um fornecedor que produz uma linha extensa de salgados congelados.
A Faleiro é uma empresa capaz de satisfazer suas necessidades nesse aspecto, pois disponibiliza desde salgados, pão de queijo a sobremesas, mas também disponibiliza uma linha fit de salgados integrais. Confira nosso catálogo de produtos.
Gerar experiências significativas
Atualmente a Customer Experience (CX ou experiência do consumidor) é um fator excepcionalmente relevante para o sucesso de qualquer negócio, incluindo food service.
O relatório Zendesk Customer Experience Trends Report 2020, que juntou dados de 45 mil empresas de 140 países (incluindo o Brasil), concluiu que 50% dos clientes deixaria uma marca por uma experiência negativa, enquanto 80% mudaria para um concorrente após numerosas experiências ruins.
Existem inúmeras técnicas que podem ser aplicadas para melhorar a experiência do cliente. Mas as maiores expectativas de experiência de acordo com a mesma pesquisa da Zendesk , do mais relevante ao menos importante, são:
- ter seu problema solucionado rapidamente;
- disponibilizar suporte integral, ou seja, disponível 24 horas por dia;
- fornecer atendimento amigável;
- deixar suporte disponível pelo canal favorito do cliente;
- não precisar repetir as informações no atendimento;
- receber contato da empresa proativamente;
- ser capaz de encontrar respostas online sem precisar de um agente;
- receber ligação de volta da empresa;
- receber ofertas de recompensas ou brindes.
As últimas tendências no food service listadas podem ser o diferencial para que seu negócio potencialize o desenvolvimento de sua empresa do ramo alimentício no mercado. Entretanto, também é relevante que você tenha um fornecedor que seja capaz de entregar produtos de qualidade, seja comprometido e também esteja se atualizando quanto às tendências, como a Faleiro.
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