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Valores e Competências

Publicado por Faleiro em junho 7, 2023 | Atualizado em julho 28, 2023
5 minutos para ler

Por Rodrigo Malfitani

Em meu primeiro artigo, no distante ano de 2020, quando ainda nem sonhávamos com pandemia, covid, lockdowns e tudo mais, dei meus primeiros passos por aqui, me arriscando a escrever sobre 3 VALORES que considero fundamentais para quem é apaixonado por Gastronomia, Food Service, Bares & Restaurantes, Alimentos & Bebidas ou coisa que o valha (RIP J. D. Salinger).

Mas o mundo mudou demais em tão pouco tempo, nos desconectamos de tantos e nos reconectamos com outros mais. O que valia já não vale mais. O novo virou velho e o tempo, apesar de parecer parado em alguns momentos, acelerou como nunca. Nunca nossas habilidades comportamentais foram tão exigidas. Nunca nossa capacidade mental foi tão solicitada. Se manter são em meio a um mundo às avessas, se tornou uma complexa e difícil missão.

Passamos a ser cada vez exigidos por nosso comportamento. Os negócios e as empresas deixaram de lado questões técnicas e educacionais. O que vale é o comportamento! O que vale são suas competências e habilidades humanas. A minha, a sua e a nossa capacidade de gerir vida pessoal e profissional, família e trabalho, lazer e obrigações, tudo ao mesmo tempo. Aqui e agora!

Além de HOSPITALIDADE, ATITUDE e EXCELÊNCIA, nosso dicionário de competências, foi amplamente desenvolvido. Muito bom que você sabe tudo sobre gastronomia, entende um monte sobre enologia, conhece sobre cervejas artesanais, pesquisa sobre temperos, faz espumas e cozinha molecular como ninguém, está ligado e antenado com as mais novas tendências… ótimo! Mas se você não tiver INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, está morto!

Cansei de ver bons profissionais perderem tudo pela incapacidade de identificar e controlar suas emoções, de manter a calma e o equilíbrio nas situações problemáticas do dia a dia. Buscar continuamente equilíbrio entre emoção e razão em nossas relações e decisões é fundamental. Ter resiliência para lidar com problemas, adaptar-se às mudanças, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas virou mandatório para toda e qualquer carreira. O mundo já está tenso demais. Ponderação não faz a mal a ninguém.

O isolamento e o lockdomwn (a longo prazo), não fazem bem. O ser humano chegou até aqui pois aprendeu (será?) a viver em sociedade. Cuidar da nossa capacidade de RELACIONAMENTO INTERPESSOAL é obrigação. Respeitar diferenças, ouvir críticas sem se sentir ofendido e fazê-las de forma respeitosa. Influenciar positivamente as pessoas, ter disposição para trabalhar de forma colaborativa, sem causar conflitos, sempre buscando o diálogo, aceitando as diferenças. Divergir ou discordar, não te faz inimigo de alguém. A premissa do bom trabalho em equipe e relacionamento interpessoal, é o respeito as diferenças. Entender que cada ser humano é diferente e único. Com toda sua complexa formação sócio cultural. Não importa raça, credo, cor, religião ou filiação partidária. Respeito livre de estereótipos é uma premissa da qual nenhuma pessoa ou sociedade deve abrir mão.

Outra habilidade importante, que passou a fazer parte da extensa lista de exigências dos profissionais do incrível mundo VUCA** (ou BANI) que vivemos, é a nossa capacidade de ORGANIZAÇÃO. Disciplina para definir prioridades, administrar muito bem o seu tempo e focar naquilo que é essencial, é questão de sobrevivência num mundo que não separa mais vida pessoal e profissional. Reuniões formais viraram calls de bermuda ou moletom. Filhos e pets passaram a participar de forma coadjuvante de vídeo conferências. Planejar tudo isso, organizar o tempo, atividades, funções e prioridades, atuando de forma coordenada, executando nossas ações no dia a dia para alcançar objetivos e metas estabelecidas é um desafio enorme. Precisamos aprender (e rápido!) a lidar com tudo isso.

Tudo isso sem perder a nossa AUTOMOTIVAÇÃO. Pois motivação é que nem banho. Devemos tomar todos os dias. Ir além daquilo que nos pedem ou devemos fazer. Ter a cabeça no lugar para superar obstáculos sem de deixar abater ou perder o ânimo. Pessoas com a capacidade de se manterem automotivadas, tanto na vida pessoal quanto na profissional, conseguem superar mais problemas, mais desafios e empreender mais.

Sem falar na capacidade de LIDERANÇA. Que muitos ainda insistem em entender como posição de comando autoritário. Para liderar, é preciso ter empatia, se colocar no lugar mais difícil que existe: o lugar do outro. Criar um ambiente de desenvolvimento sustentável da equipe. Capacitar pessoas e formar novas lideranças até cometer o “suicídio” de seu cargo, criando o próprio sucessor. Sempre comunicar com clareza, transparência, ética e honestidade a direção para onde todos devem seguir. Nunca se colocar na posição de responsável por apagar incêndios, mas sim, em ser o responsável por ascender o fogo de cada membro do time, garantindo alinhamento dos valores e mantendo viva a cultura da empresa.

Consegue imaginar um bom profissional sem essas competências?

Como diria Bruce Lee, “be like water, my friend”.

Quanto mais adaptados estamos, menos adaptáveis somos. O mundo virou de ponta cabeça e aprendemos que nunca estamos prontos. Mas precisamos estar sempre preparados!

#EMFRENTE!

**O conceito Mundo VUCA é definido por meio de 4 pilares: Volatilidade (Volatility), Incerteza (Uncertainty), Complexidade (Complexity), Ambiguidade (Ambiguity) que pode complementar a análise SWOT do seu negócio.

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